Certa feita, na Argentina, eis que o acordeonista Oscar dos Reis e o multi-instrumentista Hermeto Pascoal encontram-se, e desse choque de sons e gêneros, chegaram a um consenso:
— Passamos 10 dias juntos em ente tantos assuntos, chegamos a uma ideia de que um dos graves problemas da música no Brasil é que a maioria dos jornalistas não sabe nada sobre os artistas. O Hermeto contou que um repórter chegou pra ele e perguntou: "o que o senhor vai cantar hoje?" — diverte-se Oscar, 58 anos, que apresenta-se nesta sexta-feira, às 20h30min, no Teatro Pedro Parenti, em Caxias do Sul.
Oscar dos Reis é desses caras de bom papo, que gostam de emendar um assunto em outro, e que expressa mais sobre si mesmo diante do palco. Porque fora dele, esquiva-se como um bom driblador, meio argentino, meio brasileiro. Entre uma ou outra finta, Oscar revela a alegria de voltar aos palcos para um show aberto ao público, o que não ocorria aqui em Caxias há cerca de três anos.
— É a estreia dessa formação e tem sido uma experiência incrível. Estou feliz não só porque são músicos virtuoses, mas pela empatia e pelo engajamento deles com esse momento da minha carreira — revela.
Fazem parte do quinteto, além de Oscar dos Reis, o violinista Rodrigo Duarte Maciel, o guitarrista Rafael Diniz, o contrabaixista Tiago Fernando Andreola e o baterista Cristiano Tedesco. No concerto desta sexta-feira, o grupo prepara um show em três atos:
— Nós vamos tocar peças do extraordinário e consagrado acordeonista francês Richard Galliano, obras selecionadas do argentino Astor Piazzolla, a quem dedicamos afeto e atenção especial, e músicas compostas por mim — comenta.
Oscar dos Reis gosta de esconder o jogo. Depois de muito rodeio, e finta daqui e dali, resolveu antecipar algumas das suas composições que serão tocadas no concerto, como Tango Nº4 e Sublime. Mas o grande destaque da noite fica por conta de Nuevo Tango, composição recente de Oscar que contou com a investidura desse quarteto de músicos que atualmente o acompanha.
Para quem não entendeu a piada do início do texto, explica-se: Hermeto não canta, ele é um dos expoentes da música instrumental mundial. Para entender de Hermeto e de Oscar não tem outra forma, a não ser debruçar-se sobre seus sons. A oportunidade de conferir o virtuosismo de Oscar é nesta sexta-feira. O preço do ingresso é o mesmo de um xis. Agora é cada um com suas escolhas. E você, tem fome de quê?
Programe-se
O que: Oscar dos Reis Quinteto
Quando: sexta-feira, às 20h30min
Onde: Teatro Municipal Pedro Parenti, na Casa da Cultura (Rua Dr. Montaury, 1333 - Caxias)
Quanto: R$ 30,00 e R$ 15 (sênior e estudante), à venda no teatro, 2h antes do evento
Leia também
Agenda: longa "De repente 30" é atração nesta quinta, no Ordovás
Lucio Yanel passeia pelos ritmos e pela história pampeana em show nesta quinta-feira, em Caxias do Sul
Agenda: exposição "Corpórea", da ilustradora Sharisy Pezzi, segue aberta para visitação até 15 de abril