João Vicente Fiorentini prefere se expressar com o olhar do que com as palavras. Se a síndrome de down limita a sua fala, a câmera fotográfica é a ferramenta que o porto-alegrense de 22 anos encontrou para registrar e transmitir as suas impressões do mundo. Após ter passado por Porto Alegre, Florianópolis e Rio de Janeiro, desde ontem a sua exposição Forma & Cor pode ser visitada no segundo piso (mezanino) da Prefeitura de Caxias do Sul.
A coletânea de 30 imagens tem como eixo-comum aquela que é uma das paixões de João Vicente desde os tempos de escola, e que as lentes o permitiram explorar por onde passa: as formas geométricas. Nada nas paisagens urbanas escapa ao olhar apurado de João Vicente: cestos de lixo, bueiros, arranjos de flores, pichações em paredes, estátuas, pilhas de pallets, sachês de açúcar na mesa de uma lanchonete. Em toda cena o jovem detecta o ângulo mais improvável, que possa revelar a forma mais singular.
– Gosto de procurar na cidade e na natureza as formas que estudei nas aulas de matemática – explica João Vicente, através do aplicativo Let Me Talk, que oferece frases formuladas por ele com o auxílio da fonoaudióloga, gravadas e reproduzidas por uma voz digital.
Muitas das fotografias foram feitas em uma oficina de três dias durante a última edição do Porto Verão Alegre. Outras são de um trabalho escolar que convidou os alunos para tirar fotos na Praça da Alfândega, em Porto Alegre.
A mãe de João, Vera Ione Scholz, destaca a importância de pais e responsáveis estimularem seus filhos a explorar sua criatividade e potencial para a arte, que pode ser uma poderosa ferramenta de comunicação:
– Creio que todas as famílias devem oferecer tudo o que for possível para os seus filhos, mas cobrando um retorno dentro do que eles podem oferecer. Isso vale para qualquer filho, com ou sem deficiência – comenta a mãe.
Forma & Cor é oferecida pela Comunidade Down Caxias, dentro da programação da 2ª Semana Municipal de Conscientização Sobre Síndrome de Down. Na sexta-feira, a exposição será substituída por uma mostra local intitulada Ninguém Fica Pra Trás, que terá fotografias que mostram caxienses com síndrome de down em suas atividades cotidianas.
Agende-se
O quê: exposição “Forma & Cor”, de João Vicente Fiorenti
Quando: visitação até o dia 21 (quinta-feira), das 10h às 16h.
Onde: Mezanino da Prefeitura de Caxias do Sul
Quanto: entrada gratuita
Leia também:
Dani Bolina visita Caxias do Sul nesta quarta
Em 100 dias, Instituto Quindim recebeu mais de 1,2 mil leitores em Caxias do Sul
Marcos Kirst: semana regida por Calíope
Saiba o que é áudio drama, formato que tem invadido o mundo dos podcasts