São Francisco de Paula, na Serra, terá uma das duas primeiras casas da franquia The Cavern Club no Brasil, a ser lançada em 2020 (a outra será no Rio de Janeiro). Isso de acordo com o anúncio feito nas redes sociais pelo médico e empresário Carlos Chaves, representante exclusivo da marca no Brasil e responsável por organizar o festival Beatle Weekend, que já teve duas edições em São Francisco. Para a empreitada, Chaves irá contar com a parceria de um empresário brasileiro que reside na Inglaterra e demonstrou interesse em realizar o investimento, estimado em R$ 1,5 milhão.
Pub fundado em 1957 em Liverpool, na Inglaterra, o Cavern Club se tornou lendário por ser a casa onde os Beatles fizeram as primeiras apresentações. Anualmente, sedia a International Beatle Week, que recebe artistas e fãs do mundo inteiro para uma intensa programação dedicada ao quarteto mais famoso do rock 'n' roll.
— O Bill Hackle (proprietário do Cavern) brincava comigo que eu tinha os direitos da marca e nunca usava para nada. Mas não adiantava nada querer e não ter as condições. Sou um médico, vivo do meu salário. O que aconteceu agora foi o interesse desse empresário que é meu amigo e que deseja estar mais presente no Brasil, por isso decidiu investir — conta Chaves.
A escolha pela cidade nos Campos de Cima da Serra, segundo Chaves, tem a ver com sua ligação afetiva com a cidade (a esposa é serrana) e o potencial turístico a ser explorado:
— A casa ficará em um terreno de frente para o Lago São Bernardo, com memorabilia e souvenires do Cavern e dos Beatles. Os shows serão de quinta a domingo, com uma banda residente por semana, encerrando às 23h45min, como é em Liverpool. Também terá uma estátua do John Lennon para que as pessoas possam tirar foto com o lago de fundo. Serão atrações imperdíveis para o turista que visita Gramado estender sua viagem a São Chico.
Além de Bill Hackle, a primeira edição do Beatle Weekend contou também com a presença de Julia Baird, irmã de John Lennon. Duas atrações da primeira edição, Lareirau e The Beatles no Acordeon, posteriormente tocaram na International Beatle Week, em Liverpool.