Pequenas histórias de tempos ancestrais compõem o roteiro da montagem Contos do Avô Sol e da Avó Lua, que o grupo Cabelos Trançados encena nesta sexta-feira, às 16h, Casa das Etnias, em Caxias do Sul. A peça integra a programação do Festival Independente de Teatro (Feito).
Juntando linguagens como literatura, artes visuais, teatro e música, a trupe formada por Aline Tanaã Tavares, Gio Mazzochi e Douglas Trancoso conduz a plateia por uma atmosfera baseada nas antigas tribos indígenas norte-americanas cuja tradição era se reunir ao redor do fogo para escutar narrativas carregadas de suspense e sabedoria. Os temas giravam entre os ciclos da natureza, a passagem do tempo, morte e coragem, entre outros.
— Cabelos Trançados é como são conhecidos os contadores que iam de tribo em tribo narrando as histórias de lutas, caçadas, descobertas e batalhas — explica Trancoso, que assina o texto da produção.
Ao descrever o clima lúdico do espetáculo, Aline classifica-o como "uma grande celebração às artes", por mesclar diferentes formas de expressão em aproximadamente 40 minutos. Os diálogos são costurados por inserções de imagens e sombras, manipulação de fantoches e sonoplastia. Todas as músicas, compostas exclusivamente para este trabalho, são interpretadas ao vivo pelo trio e pelo chileno Cristian Beltrán, responsável também pela direção e efeitos de luz.
— Uma das histórias é uma adaptação do conto O Pinheiro, da psicanalista americana Clarissa Pinkola Estés, e um dos temas que vem com esse conto é o encerramento de ciclos e o propósito de cada um na Terra — exemplifica Aline.
Contos do Avô Sol e da Avó Lua estreou no início do ano dentro do projeto Tapete Mágico, realizado pelo Programa Permanente de Estimulo à Leitura (PPEL).
Serviço
:: O quê: Contos do Avô Sol e da Avó Lua, do Grupo Cabelos Trançados.
:: Quando: sexta-feira (2), às 16h.
:: Onde: Ponto de Cultura Casa das Etnias (Av. Independência, 2542), em Caxias.
:: Quanto: R$ 15 por espetáculo. Venda antecipada no local ou na hora, pelo mesmo valor.