Versos de improviso, ou brevemente ensaiados, ritmados pela batida contagiante dos tambores de pau furado revestidos de couro. Essa é a tônica do grupo potiguar Coco de Zambê, que desembarca em Caxias para apresentação na terceira etapa do circuito Sonora Brasil, do Sesc, no Ponto de Cultura UAB Cultural. O anfitrião da noite desta segunda-feira (19) será o grupo caxiense Maracatu Baque dos Bugres, que fará a abertura do espetáculo ao som das tradicionais toadas pernambucanas.
— Pra gente é uma honra receber o Coco de Zambê e conhecer esse ritmo de perto. É tri bom poder sambar coco e desfrutar esse trabalho aqui em Caxias, porque é um pessoal de raiz, que já vive essa cultura popular há muito tempo. Então vai ser uma troca bacana — ressalta o músico João Viegas, regente do grupo anfitrião.
Nascido na região de Tibau do Sul (RN) como afirmação identitária da população quilombola, o ritmo (conhecido como coco de zambê ou zambê do pau furado) se caracteriza como uma brincadeira dançante: os músicos formam uma roda e mesclam os cantos com as batidas do tambor. Já os brincantes se revezam para entrar na roda, com passos que lembram o jogo de capoeira e a dança do frevo.
— O interessante é que (esse ritmo) vai ao encontro das culturas populares que a gente está pesquisando e trabalhando em Caxias. Tanto o maracatu quanto o coco são nordestinos, então eu percebo como culturas que já dialogam — completa Viegas.
Pisada dos cocos
De volta à programação do Sesc Caxias, o circuito Sonora Brasil é um projeto de circulação nacional que busca resgatar a memória de ritmos tradicionais da música brasileira. Neste ano, a mostra foca nos cocos, ritmos nordestinos característicos de comunidades indígenas e quilombolas.
— A gente estava fora do circuito Sonora Brasil há alguns anos e resolveu apresentar um projeto para se integrar novamente, com essa ideia dos grupos locais como anfitriões dos convidados. É bacana porque daí temos um intercâmbio de culturas, de ritmos — avalia a gerente do Sesc Caxias, Luciana Stello.
A última etapa do Sonora Brasil em 2018 está marcada para 6 de dezembro, no Moinho da Estação, quando o grupo caxiense Zingado recebe os pernambucanos do Coco de Tebei.
PROGRAME-SE
O quê: apresentação do grupo Coco de Zambê (RN).
Quando: hoje, às 20h.
Onde: Ponto de Cultura UAB Cultural (Rua Luiz Antunes, 80), em Caxias do Sul.
Quanto: entrada gratuita.
Informações: pelo telefone (54) 3209-8250.
Leia também:
Além dos mais de 70 shows, confira o que fazer e assistir no Mississippi Delta Blues Festival, que inicia quinta-feira
Com cerca de 120 artistas, "Cavalleria Rusticana" marca o retorno das óperas a Caxias do Sul
3por4: iniciativa solidária Brechó Chicão comemora marca de 20 mil castrações realizadas