Mais do que se tornar uma referência para artistas do Brasil inteiro, ao longo de três décadas o Festival Bonecos Canela, que iniciou na quinta e se encerra neste domingo, criou e sustentou uma cena para a arte bonequeira e marioneteira na cidade. Reflexo disso é uma renovação da programação que se dá cada vez mais com artistas locais ou que saíram de outras cidades para morar em Canela, levar para a cidade da Região das Hortênsias suas companhias teatrais e viver de produzir e ensinar a cultura dos bonecos.
Criadores do tão mal humorado quanto divertido Lindomar Rocha – boneco que apresenta o seu próprio show de bonecos e que gosta de sair pela noite para conversar com as pessoas nos bares de Canela – Gabriel Orlando, 21 anos, e Igor Foss, 22, da Companhia Trotamundos, são exemplos dessa renovação. Artistas forjados nas oficinas e cursos oferecidos por bonequeiros mais experientes, encontraram nos personagens uma forma de expressar aquilo que muitas vezes não se permitem dizer no cotidiano.
– Entrei nesse ramo sem querer. Sempre gostei de desenhar e quis aprender a fazer esculturas, e num curso que fiz acabei indo parar numa turma de teatro de bonecos. Me apaixonei na hora. Eu era muito tímido e os bonecos eram uma boa forma para eu poder me expressar, porque quem fala é o boneco, não sou eu – comenta.
Entre os bonequeiros mais experientes que migraram para Canela estão André Guedes, diretor da Cia. Goliardo, e o casal Beth Bado, 46, e Nelson Haas, 48, considerados dois dos principais responsáveis pela formação da nova geração. Nelson, inclusive, serviu de inspiração para a criação do personagem Lindomar, de Gabriel e Igor. Frequentador do Festival desde o início dos anos 1990 e morando em Canela desde 2004, Nelson vibra com a semente que ele e a esposa ajudaram a plantar.
– Era um sonho ajudar a fazer essa renovação, que dá um orgulho muito grande. É como ver o filho indo pra faculdade indo buscar a vida dele. Quando a gente ensina, tenta tirar a arte de dentro da pessoa, e não dar uma fórmula pronta. É mais difícil, mas eles estão nessa busca descobrindo como faz, ensaiando, melhorando. É lindo de ver – ressalta.
Realizado pela primeira vez sem cobrança de ingressos, o público poderá prestigiar, além das atrações locais e regionais, shows com bonequeiros dos Estados Unidos, da Argentina e da Espanha. Toda a programação ocorre em um palco montado na Praça João Corrêa.
Programação do fim de semana
Sábado
10h - Histórias do Carlão, com Beth Bado Bonecos
11h - Bonecos do Grupo Só Rindo
14h30min - Grande Desfile
15h30min - Aquela dos Velhos, com Grupo Tre Vecchio
16h30min - Grande Show do Lindomar, com Grupo Trotamundos
17h - Mira, com grupo De Pernas Pro Ar
19h - No Toquen Mis Manos, com Valeria Guglietti (ESP)
20h30min - Suspended Animation, com Huber Marionettes (EUA)
Domingo
9h - Aquela dos Velhos, com Grupo Tre Vecchio
11h - Quatro Contos Para Teatro de Bonecos, com Cia. Gente Falante
14h30min - O Pequeno Príncipe, com Cia. Goliardos
16h - Bonecos do Grupo Só Rindo
19h - No Toquen Mis Manos, com Valeria Guglietti (ESP)