Logo ao entrar na acolhedora casa de Bernardete, 62 anos, e Ari Bonetto, 66, em Forqueta, já se é tomado por uma sensação nostálgica. Isso porque cada pedaço da residência, desde a horta cuidadosamente tratada, até o fogão à lenha na área de serviço, lembra um pouco do lar daqueles que cresceram em famílias descendentes de italianos ou alemães, cheio de aconchego. O costume de plantar a comida e criar os animais para o uso próprio, algo bem característico do interior das cidades gaúchas, e uma tradição passada por pelo menos três gerações, fizeram com que a família Bonetto fosse a escolhida para a quarta reportagem do projeto Pitadas de Sabor:
— A minha mãe aprendeu essa receita de nhoque com salame na casa da minha avó. Aí minha mãe repassou as técnicas para minha mulher, a Bernardete. Mas acredito que o modo de preparo seja bem mais antigo, ainda do tempo em que a família morava na Itália. A minha nona veio de lá bebê — conta Bonetto.
E o gosto pela gastronomia vem unindo a família desde então. Casados há 43 anos, Ari, natural de Caxias do Sul, e Bernardete, de Farroupilha, se conheceram quando tinham 16 e 19 anos, respectivamente. Depois de três anos de namoro, se casaram e foram morar na casa da mãe de Ari, onde ficaram por 13 anos. Depois, mudaram-se definitivamente para onde vivem hoje, em Forqueta. E foi no tempo em que permaneceu na casa da sogra que Bernardete aprender a fazer a receita familiar:
— A minha sogra fazia o nhoque todos os sábados porque durante a semana íamos trabalhar na roça e era só durante o fim de semana que tínhamos mais tempo. Mas ele é fácil de fazer — diz Bernardete, revelando ainda que todos os ingredientes da receita, desde o ovo da massa até o salame que serve como complemento, são cultivados por eles.
O prato feito pela família Bonetto, pelo carinho que todos têm pela dona Severina, já falecida, é uma representação de uma das heranças mais preciosas deixadas por ela: as boas lembranças.
— Quando bate a saudade, eu faço para a família. Os meus filhos falam: "mãe, eu quero ir aí, mas quero que tu faça o nhoque" — se diverte Bernardete.
Receita
Ingredientes
6 ovos
4 xícaras de farinha de trigo
1 salame picado
1 colher de sopa de banha ou azeite
1 cebola média picada
2 colheres de salsa picada
500g de polpa de tomate (pode ser substituído por três tomates grandes)
1 colher de chá de sal
50g de queijo ralado
Modo de preparo
Molho
1. Em uma panela média, coloque a banha ou o azeite e leve ao fogo alto para aquecer. Junte a cebola, a salsa e o salame.
2. Frite os ingredientes até dourarem.
2. Acrescente o tomate e deixe refogar. Deixe a panela semitapada até o molho ficar no ponto desejado.
3. Retire do fogo e reserve aquecido.
Massa
1. Em uma tigela, misture os ovos e a farinha. Junte a farinha de trigo aos poucos, até obter uma massa lisa e homogênea.
2. Encha uma panela grande com água e espere ferver.
3. Pegue a massa e a enrole para que seja possível cortá-la em pedacinhos. Use uma colher de chá para cortar.
4. Quando a água começar a ferver, vá despejando os pedaços de massa aos poucos. Repita o processo até terminar a massa.
5. Quando terminar, coloque o sal e misture.
6. Deixe cozinhar até dar o ponto.
7. Escorra a massa e transfira para uma travessa.
8. Regue com o molho de salame.
9. Polvilhe com o queijo ralado e sirva em seguida.