Dois dos principais compositores da música instrumental do século 19 quando o assunto é piano, Frédéric Chopin (1810-1849) e Franz Liszt (1811-1886) foram os escolhidos do porto-alegrense Fernando Rauber para definir o repertório do recital que ele apresenta domingo, Teatro Municipal Pedro Parenti, em Caxias do Sul.
— Desde que comecei a tocar piano, uma das minhas motivações era poder tocar a obra desses dois autores. Isso há quase 20 anos. É um sonho de qualquer pianista poder apresentar obras compostas por ele — afirma o músico, aos 33 anos de idade.
Além disso, Rauber optou por peças que fossem representativas dentro da obra de cada um. O artista ainda levou em conta os inúmeros pedidos que recebe nos shows, os "ah, mas tu não toca aquela música do Chopin?".
— Fui estudando o que o público queria e também em como tornar o repertório atrativo. Dentro da obra desses autores, o repertório traz composições mais familiares, seja para quem tem mais contato com o piano e também para os que não têm. Essa é uma chance de ser exposto ao que há de mais essencial na obra desses dois gênios. São peças muito variadas. Há algumas muito elétricas, virtuosísticas e outras mais melodiosas, sentimentais — explica o artista, acrescentando que o polonês Chopin e o austro-húngaro Liszt sempre foram os preferidos do público.
Do programa do recital, Rauber destaca a Balada em Sol Menor Op. 23, de Chopin, que tornou-se muito popular após ter sido o tema principal do filme O Pianista (2002), do diretor Roman Polanksi. De Liszt, a quem Rauber se refere como "o primeiro popstar da música", por ter dedicado boa parte de sua carreira a viajar pela Europa, ele cita a Rapsódia Húngara Nº2.
— Liszt compunha para o para o público, para divertir, emocionar. Essa é uma composição tanto para os ouvidos quanto para os olhos.
Depois da apresentação em Caxias, o recital segue para Passo Fundo, Pelotas e Bagé.
O programa
:: Mazurka em Lá Menor Op.17 Nº 4, Fréderic Chopin
:: Balada em Sol Menor Op. 23, Fréderic Chopin
:: Liebestraume Nº 3 ("Sonho de amor"), Franz Liszt
:: Fantasia - Improviso em Dó# Menor Op. 66, Fréderic Chopin
Intervalo
:: Rapsódia Húngara Nº 2, Franz Liszt
:: Berceuse Op. 57, Fréderic Chopin
:: Noturno Op. 9 Nº 2, Fréderic Chopin
:: Valsa Mephisto Nº1, Franz Liszt
Serviço
:: O quê: recital de piano com Fernando Rauber.
:: Quando: domingo, às 17h30min (duração: 90 minutos).
:: Onde: Teatro Pedro Parenti (Rua Dr. Montaury, 1.333, Caxias do Sul).
:: Quanto: R$ 40, com meia entrada para idosos e estudantes, à venda na Do Arco da Velha Livraria e Café, Casa da Cultura, Papelaria e Gráfica Grafic (Campus 8 da UCS).