CORREÇÃO: A exibição do filme ocorre nesta terça-feira (10), e não na quinta-feira, como informado anteriormente. A informação incorreta permaneceu publicada entre 9h e 11h45min desta terça-feira (10).
Qual o impacto das emoções na formação da nossa personalidade? Existem sentimentos bons e ruins? Momentos de tristeza são mesmo necessários? Esses são alguns dos questionamentos presentes na aclamada animação Divertida Mente, que mostra cinco emoções-personagens — alegria, tristeza, medo, nojo e raiva — no comando da consciência de uma garotinha de 11 anos. O longa, que provoca inúmeras interpretações, é o tema da quarta edição do projeto Roda de Conversa, que ocorre na noite desta terça-feira, no Ordovás. A psicóloga Vânia Ruiz, idealizadora do projeto e mediadora das discussões, acredita que o evento é uma oportunidade de ampliar a mensagem deixada pela animação:
— É muito difícil mensurar os sentimentos e esse filme consegue trazer o assunto de forma leve e lúdica. Vamos aproveitar para debater a questão dos sentimentos e, principalmente, falar sobre a tristeza. A gente vive numa sociedade em que a tristeza não é permitida, mas é preciso entender que ela também é necessária — comenta a psicóloga.
Lançado em abril deste ano, o projeto Roda de Conversa tem por objetivo debater o comportamento humano de forma acessível à comunidade. A iniciativa recebe apoio do Centro de Cultura Ordovás, que cede o espaço para a realização dos debates e divulga o evento nas redes sociais.
— O Roda de Conversa surgiu a partir do desejo de fazer algo voltado à comunidade, um trabalho social que pudesse trazer, à luz da psicologia, discussões pertinentes à população em geral. A ideia é que a gente seja um espaço de fala e reflexão sobre temas cotidianos — explica Vânia, que também atua como voluntária na Pastoral de Apoio ao Toxicômano Nova Aurora (PATNA).
Os temas debatidos são variados. Na primeira edição, a roda discutiu a educação dos filhos nos dias atuais, em ambientes permeados pela tecnologia. Em maio, a psicóloga aproveitou o mote do Dia do Trabalho para debater relações laborais e a busca por fazer o que se ama. O terceiro evento, realizado em junho, trouxe o amor próprio para o centro da discussão, além de traçar diferenças entre relações saudáveis e abusivas. Para agosto, o tema ainda não está definido, mas deve ser divulgado nos próximos dias nas redes sociais de Vânia Ruiz e do Ordovás.
PROGRAME-SE
O quê: Roda de Conversa - Cinema Psy, com exibição do filme Divertida Mente.
Quando: nesta terça, às 19h30. O filme tem duração de 94 minutos. Na sequência, bate-papo com análise da obra.
Onde: Sala de Cinema Ulysses Geremia (Rua Luiz Antunes, 312, Panazzolo), no Centro de Cultura Ordovás.
Quanto: entrada gratuita.
Informações: pelo telefone (54) 3901-1316.
Leia também:
Agenda: Papas da Língua se apresenta no dia 15 de setembro em Caxias do Sul
3por4: Caxias do Sul recebe mostra de filmes dirigidos por Ingmar Bergman
Agenda: mostra "Rastro - Coletânea de Objetos Resgatados" pode ser visitada até dia 5 de agosto em Caxias