A Copa do Mundo da Rússia já esquentou e é nesse clima que os caxienses da Yangos preparam malas e cuias para embarcar nesta quarta-feira rumo à Europa, onde serão um das atrações da Brasil Experience, programação que leva música e gastronomia brasileira à capital do país do Mundial. Embora o início das atividades tenha sido turbulento, com o cancelamento do show que marcaria a abertura da programação, de Gilberto Gil, a apresentação do quarteto está confirmada para o dia 7 de julho.
Chamada de Casa Brasil, a sede que receberá a Yangos e artistas como Mart’Nália, Emicida e Hermeto Pascoal, é o pavilhão de uma antiga cervejaria chamada Summer Garden, próxima ao Rio Moscou e a cerca de um quilômetro da Praça Vermelha. O local pode abrigar 1,5 mil pessoas e terá cerca de 30 TVs para exibir os jogos, além de um bar inspirado nos botecos cariocas. A Yangos irá tocar por 1h30min, no intervalo entre duas partidas das quartas de final.
– Estamos preparando um show que transmita o Sul de uma maneira bem brasileira, não só sulista. Com bastante elementos de percussão, dando alguma palhinha de forrós e baiões bem conhecidos no meio de algumas músicas. É uma casa feita para receber tanto os brasileiros quanto os turistas que queiram conhecer a nossa cultura. Nosso mote principal é levar o melhor da nossa cultura e da nossa gente para o resto do mundo conhecer – comenta o acordeonista, Rafael Scopel.
Para o tecladista, César Casara, a participação em um dos maiores eventos esportivos do mundo conclui um ciclo vitorioso na trajetória da banda, abrindo espaço para novas empreitadas.
– De um plano de ações para a banda que elaboramos em 2015, só faltava a ida a Europa. E essa oportunidade veio não de qualquer forma, mas com um convite maravilhoso para tocar na Copa do Mundo. Em 2014, no Brasil, já estávamos trabalhando muito e não conseguimos nada. Agora vieram do outro lado do mundo nos chamar para tocar. É uma felicidade imensa. Desde que os jogos começaram que eu não consigo pensar ou assistir outra coisa. Sou 100% Copa! – vibra Casara.
Antes de chegar a Moscou, a banda irá fazer dois shows em Portugal, um sonho antigo, que se tornou viável após o convite para participar da Copa do Mundo. As apresentações irão ocorrer em teatros de Braga, no dia 30 deste mês, e de Lisboa, em 1º de julho. Na Rússia, onde os músicos chegarão no dia 4, irão participar de outros espetáculos previstos pela Embaixada Brasileira, porém sem locais confirmados ainda.
Após a turnê pela Europa, a Yangos já terá compromisso em sua volta para casa. O grupo se apresenta na 2ª Coxilha da Música Instrumental Nativista, que ocorre entre 25 e 28 de julho, em Cruz Alta (RS).