Na monotonia da vida diária, a repetição pode, eventualmente, ser um pouco entediante. Os detalhes, o diferente, a quebra de padrões vistos na televisão e nas ruas se tornam, então, especiais. Raros. E é esse conceito que vem em contraponto ao excesso que será representado na 22° Maratona de Moda da UCS, que ocorre nesta terça e quarta, em Caxias do Sul.
– A gente trabalhou muito o raro no sentido de buscar aquilo que é único e especial para cada aluno. No momento que vivemos, em um mundo de coisas produzidas em série, buscamos parar um pouco e olhar para o que é especial – explica Adriana Job Ferreira Conte, coordenadora do desfile dos trabalhos de conclusão de curso.
Além da apresentação dos modelos criados pelos estudantes que estão se formando, a Maratona de Moda, evento já consagrado na cidade, reúne outros dois desfiles: das produções da disciplina Laboratório de Criatividade e das criações que concorrem ao 37º Prêmio UCS/Sultextil, em que um júri de cinco profissionais do setor de moda se reúne para avaliar o trabalho e o portfólio de cada aluno. Adriana explica que os critérios para julgamento são criatividade, fidelidade ao seu tema, execução da peça e, desta vez, a raridade das peças:
– Os alunos buscaram trabalhar com modelagens diferenciadas, com combinações de tecidos especiais. Eles vão criar aquilo que é raro no momento e que depois pode se adaptar a produções mais comerciais, com maior quantidade.
Nesta terça, após o desfile dos trabalhos dos formandos, o Campus 8 servirá de palco para o 37ª Prêmio UCS/Sultextil, parceria que permite os alunos a trabalharem com tecidos da empresa na produção de peças conceituais. O júri (confira ao lado os integrantes) é quem define o vencedor da noite, que leva o cobiçado prêmio, uma viagem a Paris no período das principais feiras do mundo da moda. Além do prêmio principal, também serão entregues menções honrosas.
– É como um jogo de futebol. Tem um favorito, mas isso não quer dizer tudo. O aluno tem que mostrar talento, dedicação, mas também um resultado muito grande. Muitas vezes o que define é a passarela. Ela pode mudar todo o conceito da roupa em função da escolha dos acessórios, como o sapato, e até da modelo – explica a coordenadora do curso de Design de Moda da UCS, Mercedes Manfredini.
A apresentação dos trabalhos da disciplina Laboratório de Criatividade, orientados pelo professor Sérgio Lopes, ocorre nesta terça-feira, a partir das 20h.
Os jurados do UCS/Sultextil
Neste ano, o prêmio terá no júri Alexandre Taleb, Clarissa Ferreira Lorenz, Jônatan Cruz, Marisol Santos e Solaine Piccoli.
AGENDE-SE
O quê: 22ª edição da Maratona de Moda da UCS
Onde: Espaço Alternativo - Campus 8 (Av. Frederico Segala, 3.099).
Quanto: entrada gratuita.
Quando: nesta terça, às 19h, ocorre o desfile dos trabalhos de conclusão de curso de Moda. Depois, às 20h15min, é a vez da apresentação das criações que concorrem ao 37° Prêmio UCS/Sultextil. Na quarta, às 20h, será a vez dos trabalhos da disciplina Laboratório de Criatividade subirem na passarela.