Música composta por mulheres, tocada por uma orquestra em que cerca de um quarto dos músicos são mulheres, com solistas convidadas e sob a regência de uma maestrina. Assim será o concerto que a Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul apresenta nesta quinta-feira, na Casa da Cultura, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.
A ideia é destacar a capacidade artística das mulheres, trazê-las como protagonistas. Para isso, a batuta — tradicionalmente a cargo do maestro Fernando Berti Rodrigues — será entregue à maestrina Mônica Giardini, doutora em Processos de Criação Musical, mestre em Musicologia e regente da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo e da Banda Sinfônica Paulista. As solistas serão a flautista Fabiane Oliveira, que interpretará Concertino for Flute, e a acordeonista caxiense Jéssica Thomé, que tocará Merceditas e Feira de Mangaio.
A maestrina destaca que a proposta é fazer um concerto que mostre a importância das mulheres na música. Assim, à exceção da peça de abertura, Kirkpatrick Fanfare — que serve para marcar a entrada em cena da orquestra —, todas as demais têm uma ligação com esse conceito:
— Julie Giroux, que compôs La Mezquita de Córdoba, foi a primeira mulher a ganhar um Emmy (de direção musical). Nancy Galbraith (de Danza de los Duendes) é outra compositora muito importante, tocada no mundo inteiro, com músicas minimalistas, de caráter moderno, linguagem vanguardista e agradável — enumera Mônica.
Também integra o repertório a compositora Cécile Chaminade, cuja obra Concertino for Flute é descrita pela maestrina como de estilo romântico, mas muito interessante. A contribuição da mulher brasileira para a música igualmente marcará presença, começando por um pout-pourri de obras de Chiquinha Gonzaga e seguindo com músicas eternizadas mundialmente por Carmem Miranda ("vale lembrar que uma música dela aparece no filme que venceu o Oscar", diz Mônica, referindo-se a A Forma da Água).
E se os solos de Jéssica Thomé serão com músicas compostas por homens, eles servirão para mostrar a força feminina como intérprete. Além disso, o uso do acordeom visa aproximar o público, fugindo um pouco da visão comum de música de orquestra.
— É um repertório grandioso, um desafio técnico. E a orquestra daqui é fabulosa — elogia a regente.
Agende-se
:: O quê: Concerto Comemorativo ao Dia Internacional da Mulher, com a Orquestra Municipal de Sopros.
:: Quando: nesta quinta, às 20h.
:: Onde: no Teatro Pedro Parenti, no térreo da Casa da Cultura (Rua Dr. Montaury, 1.333), em Caxias do Sul.
:: Quanto: entrada franca.
Programa:
:: Kirkpatrick Fanfare - Andrew Boysen, Jr.
:: La Mezquita de Córdoba - Julie Giroux
:: Concertino for Flute - Cécile Chaminade - Transcrição: Clayton Wilson - Solista: Fabiane Oliveira
:: Danza de los Duendes - Nancy Galbraith
:: Não Insistas, Chiquinha - Arranjo: Alexandre Travassos
:: Feira de Mangaio - Sivuca e Glória Gadelha - Arranjo: Hudson Nogueira - Solista: Jéssica Thomé
:: Merceditas - Ramon S. Rios - Arranjo: Hudson Nogueira - Solista: Jéssica Thomé
:: Suíte Carmem Miranda - Alexandre Dalóia
Leia também:
Com vista privilegiada, festival promete movimentar Nova Petrópolis neste sábado
3por4: Conheça a nova coleção da designer de joias caxiense Fabiane Montemezzo
Direto da China: caxiense conta como foi participar de encontro de aquarelistas no país asiático
A fé na era digital
Em memória de Anoema