Promover um encontro que reúna artistas, amantes e curiosos da arte ao ar livre. Esse é o objetivo do projeto Atelier Livre, que tem encontro marcado neste sábado, a partir das 15h30min, na Praça Monteiro Lobato (ao lado da Escola Henrique Emílio Meyer), em Caxias. A ideia, que surgiu em 2012, chega a 20ª edição e, neste ano, busca homenagear artistas, curadores e produtores que passaram por censura no Brasil em 2017.
— Será tipo um manifesto, onde vamos produzir arte e fazer com que as pessoas compreendam o porquê da censura, dando a oportunidade para que elas conversem com os artistas e tenham diversas opiniões e, de certa forma, o encontro também vai dar um apoio a quem sofre essa censura — destaca a curadora cultural Mona Carvalho.
O projeto, que ocorre de forma voluntária, propõe uma ação cultural a fim de aproximar a arte com a comunidade, ocupando espaços públicos da cidade e procurando incentivar a arte, promovendo uma troca de experiência e a união entre profissionais, estudantes e interessados na área. Idealizado por Mona, iniciou a partir de um sonho dela, que sempre teve vontade de ver praças e espaços públicos de Caxias do Sul cheio de pessoas criando.
— Eu decidi convidar os artistas a fazer essa encontro tipo um piquenique com o intuito de reunir as pessoas, conversar e produzir arte. O evento acabou tomando uma proporção tão grande que a gente está fazendo cada vez com mais frequência.
O Atelier também pretende formar público para apreciar as artes plásticas.
— Eu ainda gostaria de ver acontecer outros projetos assim, espero que o Atelier Livre seja um estímulo para que as pessoas ocupem a cidade, afinal, a cidade é nossa, temos que ocupar ela. Isso também reflete na segurança porque espaços ocupados por pessoas fazem com que a cidade seja mais segura — ressalta Mona.
Qualquer pessoa que tenha interesse pode participar do encontro, basta levar seu material do que desejar produzir, como tintas, tela, pincéis ou lápis, e alguma material de apoio, como banquinho ou cadeira. Em caso de chuva, o evento será adiado para uma nova data a ser divulgada.
PROGRAME-SE
O quê: 20ª edição do Atelier Livre.
Quando: sábado, às 15h30min.
Onde: na Praça Monteiro Lobato (Rua Plácido de Castro).
Quanto: entrada franca.