Ingredientes
Para a guacamole:
4 grandes abacates maduros, picados e descascados
1/2 xícara de cebola vermelha cortada em cubos
1/2 xícara de tomate em cubos
1 jalapeño, sem sementes e em cubos
2 colheres de sopa de suco de limão
2 colheres de sopa de coentro moído
Sal e pimenta
Para os anéis de cebola:
2 cebolas amarelas grandes
225 gramas do bloco de queijo Monterey Jack, cortado em cubos
1 1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher de chá de cominho moído
1 colher de chá de páprica defumada
1/2 colher de chá de pimenta caiena
Sal e pimenta do reino
3 ovos grandes, batidos
1 xícara de farinha de rosca panko
1 xícara de tortilla de milho
Óleo de canola, para fritar
Para o molho:
1 pimenta poblano
1/2 xícara de creme azedo com gordura
1/2 xícara de maionese
1 dente de alho
1/4 xícara de folhas de coentro
2 colheres de sopa de suco de limão
Sal e pimenta
Modo de preparo
Fazer a guacamole
1. Em uma tigela grande ou almofariz, adicionar os abacates e amassar até que vire um purê grosso. Adicionar a cebola vermelha, tomate, jalapeño, suco de limão e coentro; mexer até que tudo seja misturado. Deixar de lado.
2. Fazer os anéis de cebola: Cortar as cebolas amarelas em fatias de 2 1/2 centímetros, retirar 15 a 20 anéis e colocar em uma assadeira revestida com papel manteiga.
3. Encher o interior de cada anel de cebola usando cerca de 3 colheres de sopa de guacamole. Inserir um cubo de queijo em cada anel e congelar durante pelo menos 30 minutos, ou até ficar sólido.
4. Em um prato raso, misturar a farinha, cominho, páprica, pimenta caiena, sal e pimenta. Adicionar os ovos a outro prato raso e depois a farinha de rosca e as pastilhas de tortilha esmagadas em um terceiro prato. Um a um, mergulhar cada anel de cebola congelado na farinha, em seguida, ovos e, finalmente, a mistura de farinha de rosca. Armazenar na geladeira até estar pronto para usar.
5. Aquecer o óleo a 175 graus celsius em uma grande panela de molho de fundo pesado e fritar os anéis de cebola em lotes até ficar dourado, crocante e aquecido por toda parte. Transferir para um prato revestido com papel toalha e temperar com uma pitada extra de sal.
Fazer o molho:
1. Usando um par de pinças, assar a pimenta poblano sobre um queimador de gás até que a pele externa esteja completamente carbonizada. Transferir para uma tigela à prova de calor, cobrir com papel plástico e reservar por 15 minutos. Retirar da tigela, remover suavemente a pele e tirar as sementes da pimenta usando as mãos. Lembrar-se de usar luvas!
2. Adicionar todos os ingredientes a um processador de alimentos equipado com o acessório da lâmina e processar até ficar homogêneo. Transferir para uma tigela pequena e refrigerar.
3. Servir em um prato com fatias de limão e o molho!