Tudo começou em 2009, quando a caxiense Lu Trentin passava uma temporada nos Estados Unidos. Longe de casa, sentia falta da família e encontrou, na criação de um blog, uma forma de comunicação com as pessoas de quem sentia falta.
Nascia, assim, a menina Aurora Catarina. A personagem acabou migrando para o papel, deu nome a um livro lançado em 2014, via Financiarte, e agora reaparece em O Voo de Toninho (24págs., R$ 25), que Lu autografa nesta quinta-feira em Caxias do Sul.
– A Aurora Catarina é a personagem de todas as minhas histórias – conta a redatora publicitária radicada em Porto Alegre, dando uma pista de que outros livros virão.
Como a obra de estreia, também o lançamento de agora tem como características a rima, a poesia e o tom de fábula. Desta vez, Aurora encontra um sabiá, o Toninho do título. A ave está ferida, e a menina decide cuidar dele com todo o carinho. Quando ele está curado, porém, não quer libertá-lo porque se apegou a ele.
– O livro é sobre a descoberta de que o amor precisa ser livre – sintetiza Lu.
A autora, que já foi professora de educação infantil aqui em Caxias do Sul, explica não haver uma faixa etária específica para leitura do livro. O anterior, Aurora Catarina diz, foi trabalhado em escolas com crianças de seis a 12 anos, e muitos adultos que leram aquela e esta história também se emocionaram.
Mas quem, afinal, é Aurora Catarina?
Segundo Lu, ela representa a emoção, a criança que mora dentro de cada um.
As histórias, por sua vez, são uma espécie de conversa entre a razão e a emoção, traduzindo coisas que vivemos e, por vezes, não compreendemos – ou que vivemos quando crianças e apenas hoje, adultos, é que conseguimos compreender completamente.
– Eu achava que a Aurora Catarina era meu alter ego. Hoje eu acho que meu alter ego sou eu e eu sou a Aurora Catarina, porque no fundo a gente é muito criança, tem sempre essa chama acesa – completa a autora.
As ilustrações são de Diego Dias.
Agende-se
:: O quê: lançamento do livro infantil O Voo de Toninho, de Lu Trentin.
:: Quando: quinta, dia 18, às 18h.
:: Onde: na livraria Sempre Ler (Rua Marquês do Herval, 687), em Caxias do Sul.
:: O livro: edição da autora, 24 páginas, R$ 25.