Quatro artistas com técnicas aparentemente opostas se destacam com algo em comum: a habilidade de despertar emoção sob as formas femininas. Através de figuras que se sustentam pela força aliada à sensibilidade, as caxienses Elisa Zattera, Daniela Antunes, Marta Mincato e Gisele Sirena se encontram neste sábado, em Caxias, para dar nome à exposição SOU. Com co-curadoria de Ana Luiza Costa, a mostra busca posicionar mulheres escultoras em um lugar de fala pouco explorado atualmente dentro das artes plásticas:
– Eu vejo poucas mulheres expondo, mesmo as com carreiras sólidas. Como utilizamos um material muito pesado, como resina e cerâmica, isso acaba sendo visto como um problema, como se mulher não tivesse força para trabalhar com isso. A ideia da exposição é mostrar nossa força através das esculturas – explica Daniela.
As obras transitam entre a linguagem figurativa e a abstrata. Ao passo que os relevos de Daniela revelam dramaticidade, Marta utiliza os recursos da geometrização abstrata para compor figuras sólidas e densas. Gisele reconstrói fragmentos de corpos incompletos que, aos poucos, revelam indícios da fragilidade humana em cada detalhe. Já Elisa trabalha o conceito feminino através da liberdade, brincando com formas figurativas e abstratas.
– Todas as escultoras trabalham com o feminino. Nos unimos para mostrar que temos um trabalho muito bom e sólido. Queremos que as pessoas nos vejam como somos: mulheres fortes com um trabalho forte – afirma Daniela.
A exposição pode ser conferida de segunda a sexta-feira, das 9h às 22h, e nos fins de semana e feriados, das 16h às 22h. O agendamento para visitas de escolas ou grupos maiores pode ser realizado através do e-mail uniartes@caxias.rs.gov.br.
PROGRAME-SE
O quê: exposição SOU, de Elisa Zattera, Daniela Antunes, Marta Mincato e Gisele Sirena, com co-curadoria de Ana Luiza Costa.
Onde: Centro de Cultura Ordovás (Rua Luiz Antunes, 312 - bairro Panazzolo).
Quando: neste sábado, às 17h30min. Visitação até 28 de janeiro de 2018.
Quanto: entrada gratuita.