A artista plástica Natália Bianchi, 32 anos, desenha desde criança. Nos últimos anos, incursionou pela pintura a óleo, o acrílico, a aquarela, e até pela cerâmica. Agora, volta ao desenho — mais especificamente, ao nanquim sobre papel — e apresenta o seu novo trabalho, intitulado Criaturas, na segunda edição do projeto #miniexposição, que abre nesta terça-feira no Mocca Café W Tower, em Caxias do Sul.
— É como se eu estivesse, de fato, nascendo, e tudo o que fiz até agora fosse uma gestação — traduz Natália.
Leia também:
3por4: Crianças da SOS Vida, de Caxias, aprendem a fazer biscoitos de Natal em oficina
Lançado juntamente com o tema e o cartaz da Festa da Uva 2019, vídeo promocional tem provocado polêmica nas redes sociais
Além de ver nos 11 trabalhos selecionados para a mostra uma produção mais amadurecida, a sensação descrita pela artista tem a ver com um processo interno, de volta ao desenho e de busca do autoconhecimento. Suas criaturas, feitas de linhas, pontos e enroscos, são criaturas interiores, híbridas, representando aquilo que ela vê, como se vê e o que vê dentro de si ("uma tentativa de me adequar ao mundo", como ela define).
Uma característica dessa mostra é a volta, também, ao preto e branco. Isso porque a própria Natália vê o mundo em preto, branco e cinza em decorrência da acromatopsia, uma síndrome pela qual não enxerga cores (embora já as tenha usado em seu trabalho). O nanquim, por sua vez, lhe dá a possibilidade de trabalhar com linhas e texturas, importantes para a sua arte.
Criaturas é a terceira exposição individual de Natália, e pode ser visitada até o dia 26 de dezembro. A curadoria é de Mona Carvalho.
Agende-se
O quê: miniexposição Criaturas, de Natália Bianchi.
Quando: abertura nesta terça, às 19h; visitação até 26 de dezembro, de segunda a sábado, das 8h às 20h.
Onde: no Mocca Café W Tower (Rua Alfredo Chaves, 1.208), em Caxias.
Quanto: entrada franca.