Considerado patrimônio imaterial da humanidade pela Unesco, o flamenco tem origens que remontam a mais de cinco séculos e traz influências de várias culturas — árabe, judia, cristã, cigana e outras, que conviviam pacificamente na Andaluzia da época. Essa característica de diversidade é fundamental para o espetáculo ¿Dónde Estás?, que a companhia La Cueva de Dança e Música Flamenca apresenta nesta sexta-feira, no Teatro do Sesc, em Caxias.
— Essa diversidade que a cultura flamenca tem torna seu repertório muito rico de ritmos a serem explorados — explica a bailarina Elisabete Biasin, professora da La Cueva.
Leia também:
3por4: Coordenador da Unidade de Dança da prefeitura de Caxias será exonerado
3por4: Além de Carlinhos Santos, Marcelle Monteiro também deixará a Secretaria da Cultura de Caxias
Os 10 anos do Mississippi Delta Blues Festival, em Caxias do Sul
Elisabete cita ainda outro atributo do flamenco: ao mesmo tempo em que mantém sua essência, ele se moderniza, se adapta à contemporaneidade. Isso permite dialogar com temas atuais, utilizando a dança para proporcionar uma reflexão sobre a condição humana na atualidade. Assim, com auxílio de figurinos e videocenários, o espetáculo abordará realidades como a intolerância e a guerra na Síria, propondo um questionamento sobre esses fatos e sobre os caminhos possíveis para mudar esse cenário.
As coreografias são assinadas por Elisabete e por Uilian Maciel, que são também solistas do espetáculo. ¿Dónde Estás? terá como convidada especial a bailarina Ana Clara Garbin, e o elenco inclui os bailarinos Manoela Macedo, Sirlei Bareta, Lauren Fogaça, Fabiana Paim, Laura Tonini e Glaucia Josende. A música estará a cargo de Lucas Cecconi (percussão) e Rodrigo Fabro (violão).
A direção geral é de Elisabete, com direção técnica de Eriel Leite e design gráfico de Paula Vieira.
Agende-se
O que: espetáculo de flameco ¿Dónde Estás?, da La Cueva.
Quando: nesta sexta-feira, às 20h30min.
Onde: no Teatro do Sesc (Rua Moreira Cesar, 2.462).
Quanto: R$ 20.