Grandes nomes da dramaturgia e da literatura brasileira serão revisitados, a partir de sexta-feira, na 23ª Mostra Tem Gente Teatrando, que terá espetáculos em Caxias do Sul e Bento Gonçalves. A estreia será com a peça Última Gota, baseada em Gota d'Água, de Chico Buarque e Paulo Pontes – que, por sua vez, é uma releitura do clássico mito da Medeia, levado aos palcos a primeira vez em 431 a.C., pelo dramaturgo grego Eurípedes. A diretora da Tem Gente, Zica Stockmans, garante que esta edição da mostra será "bem especial":
– Uma peculiaridade é que será a primeira mostra desde que iniciamos o curso profissionalizante da escola, um primeiro capítulo na caminhada de dois anos desses alunos.
Leia também:
"Crianças querem uma boa história", diz escritor Ignacio Martínez
3por4: Caxias recebe mostra de curtas do projeto Cinema dos Bonecos
Pedro Guerra: Eu odeio o WhatsApp
A série de espetáculos, que se estende até 1º de julho, encerra o semestre da escola de teatro e unirá no palco alunos dos cursos profissionalizante e semestral – a diferença entre os dois é que, enquanto os módulos semestrais focam na montagem (parte prática), o profissionalizante inclui, além de quatro módulos de montagem, também aulas de teoria do teatro, numa abordagem mais ampla. O resultado dessa qualificação cada vez maior poderá ser conferido nas sete diferentes peças levadas aos palcos das unidades caxiense e bento-gonçalvense.
Além de Última Gota, o público de Caxias poderá conferir nas próximas semanas Muiraquitã (adaptação do romance Macunaíma, de Mario de Andrade), Atrás do Pano (baseado em Um Trem Chamado Desejo, de Luís Alberto de Abreu), O Caso das Amnésias (baseado em Ed Mort, de Luis Fernando Verissimo) e Cabaré da Santa (adaptação de Cabaré de Maria Elefante, de Ivo Bendler).
Já em Bento os espetáculos serão O Desespero do Rei (baseado em O Dragão Verde, de Maria Clara Machado) e A Herança do Tio Gregório (baseado em Herança, Mulheres e Confusões, de Amirante).A orientação é dos professores Cristian Beltrán e Simone de Dordi.
Agende-se
O quê: 23ª Mostra Tem Gente Teatrando.
Quando: de 16 de junho a 1º de julho.
Onde: Tem Gente Teatrando Caxias (Rua Feijó Júnior, 37), bairro Rio Branco, e Teatro do Sesc Bento (Rua Cândido Costa, 88).
Quanto: R$ 20 (idosos e estudantes pagam meia; em Caxias, meia também para ingressos antecipados, e em Bento, meia para comerciários).
As peças
Em Caxias:
- Última Gota: dias 16 e 17/06, às 20h
- Muiraquitã: dias 18 e 19/06, às 20h
- Atrás do Pano: dias 20 e 21, às 20h
- O Caso das Amnésias: dias 22 e 23/06, às 20h
- Cabaré da Santa: dias 24 e 25/06, às 20h
Em Bento:
- O Desespero do Rei: dias 28 e 29/06, às 20h
- A Herança do Tio Gregório: dias 30/06 e 1º/07, às 20h
Artes cênicas
Tem Gente Teatrando estreia série de espetáculos nesta sexta em Caxias do Sul e Bento Gonçalves
Alunos da escola fazem releitura de peças de dramaturgos brasileiros
Maristela Scheuer Deves
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project