Um dos maiores nomes do rap nacional, José Tiago Sabino Pereira, mais conhecido como Projota, sobe ao palco da All Need Master Hall, em Caxias do Sul, nesta sexta, 19, à noite, sem se esquecer da trajetória de lutas e conquistas. Nascido e criado na periferia da zona norte de São Paulo, o cantor sempre foi ligado à música, tendo aprendido a tocar violão aos 11 anos. Fã de rock, foi aos 15 que passou a viver o rap, quando conheceu o trabalho do Racionais MC’s e passou a criar suas próprias composições. Em 2006 começou a galgar espaço no mundo da música, quando conquistou por quatro vezes a Batalha do Santa Cruz para depois ser tri-campeão da Rinha dos MC’s. No ano seguinte participou da Liga dos MC’s, chegando à final da competição, representando o Estado de São Paulo no maior campeonato do gênero no país. Ao mesmo tempo, começou a lançar trabalhos independentes gravados na própria casa, que lhe garantiram um espaço de respeito na cena.
Em 2013, lançou o primeiro álbum profissional, Foco Força e Fé. Com esse título, ele lista três atributos que representam sua determinação para alcançar o sucesso, além da mensagem que quer passar. Com esse trabalho suas composições se tornaram mais refinadas, contando até com orquestra em algumas composições, além de parcerias com Negra Li, Marcelo D2, Anitta e Dado Villa-Lobos. O álbum se tornou uma virada na sua carreira, dando-lhe maior projeção nacional, mas não representou o abandono de suas raízes. A música "Muleke de Vila" mostra isso, por ser um resumo da trajetória do rapper, representando também os sonhos de vários meninos que moram nas periferias do Brasil.
Projota tem nos últimos anos mantido trabalhos paralelos ao hip hop, transitando no pop com parcerias musicais com nomes como Anitta e a banda Jota Quest. Apesar das críticas do meio, o rapper considera natural esse transito por outros ritmos, em algo que no final populariza o som do hip hop entre o público geral e quebra preconceitos com o gênero.
O próximo trabalho, o álbum "A Milenar Arte de Meter o Louco", está sendo finalizado e tem previsão de lançamento para este ano. A primeira faixa a ser divulgada foi "Rebeldia", em dezembro de 2016, uma música forte que fala sobre a juventude, as inconsequências da idade e o desejo de viver. Mais uma mensagem, desta importante referência musical atual.
Leia Mais:
PROGRAME-SE
O que: Show do Projota
Quando: Hoje, às 23h
Onde: All Need MasterHall (Rua Castelnovo, 13.351)
Quanto: Ingressos custam a partir de R$ 30, e estão a venda nas lojas Trópico (Shopping Iguatemi e San Pelegrino), na Loja Hip (Rua Visconde de Pelotas, 951) e no site www.blueticket.com (há taxas).