Duas mulheres fortes, exuberantes e cheias de histórias de superação. Ou, para usar uma palavra da moda, duas empoderadas, que não mediram esforços para criar as filhas e se impor frente a um mundo cheio de desigualdades. Essas são as mães rainhas escolhidas no concurso cultural promovido pelo Pioneiro.
Com o desafio de revelar a porção rainha de cada mãe, leitores foram instigados a contar, em uma frase, a porção majestade de cada genitora. Assim, Licínia Francisca de Albuquerque e Teresinha Maria Zanin Zeni, 67 anos, por meio da admiração das filhas, tornaram-se divas.
Leia mais
Primeira edição do "Buona Forchetta" prestigia pequenos produtores
"Vozes do tempo" resgata a memória de Flores da Cunha
Pedro Guerra: não tenha sucesso
Na terça-feira passada, ambas experimentaram um dia diferente, daqueles que fogem da rotina. Apanhadas em casa por um motorista logo cedo, foram levadas ao La Pelucheria. Lá, receberam mimos e cuidados: fizeram manicure, cabelo e maquiagem. As duas, que não são acostumadas a pintar o rosto, adoraram o resutado.
Do salão, saíram para o restaurante Galeto Brasile, onde degustaram as delícias da comida típica regional: galeto, massa, polenta, radicci, com direito a sagu de sobremesa. Na sequência, elas foram ao estúdio da Real Color, onde o fotógrafo Fernando Maccagnan as aguardava. Lá, protagonizaram um ensaio divertido, usando presentes oferecidos pela Prata Tropical e Festimalhas. Algumas das imagens estão nessa página.
"A maquiagem digna de reinado são as marcas de idade no rosto de quem muito já batalhou. Sua coroa é o cabelo branquinho de quem tem muita história para contar. Sua vestimenta pomposa corresponde à sua própria roupa, esta não tão nova, pois preferiu vestir sua prole! Seu rei? Foi embora há muito tempo... mas, não se engane, nem isso a abalou! Sua riqueza? Não se consiste em castelo ou joias... mas em um coração recheado de amor e coisas boas! Nem toda rainha é feita de clichês. Nem toda rainha vive em contos de fadas. Minha rainha é real, minha rainha é gente como a gente. Minha rainha atende por um chamado: o de "mãe"!"
Vitória Elisa de Albuquerque Deluchi, 23
– A Vitória é minha vitória – derrete-se a mãe Licínia Francisca de Albuquerque.
A filha só contou sobre a participação no concurso depois de sair o resultado: a mãe havia sido escolhida. Ficaram, as duas, muito felizes. Para a servidora de Justiça aposentada, a maternidade é uma bênção.
– A melhor parte de ser mãe? Educar, imprimir caráter, ensinar a ser do bem. Eu consegui isso! – diz
"Minha mãe merece um dia de rainha, pois nasceu gata borralheira, não casou com o príncipe encantado, nunca morou num castelo, mas lutou bravamente contra todos os obstáculos para dar uma vida digna e cheia de amor aos seus súditos!"
Alexandra Maria Zeni de Jesus, 44
Foi a primogênita de Teresinha Maria Zanin Zeni quem enviou a frase ao concurso. Além dela, é mãe de Luciana Zeni, 41. Quando recebeu o resultado – que considerava improvável – deu "pulos de felicidade". Mãe orgulhosa, do tipo que fala da prole com satisfação, nem consegue ilustrar a melhor parte da maternidade. Para ela, filho é a melhor expressão do amor.
– Não existe parte ruim ou difícil – conta.
Para ler ouvindo:
Felicidade, Marcelo Geneci
Casa no Campo, Elis Regina
Meu Rancho, Luiz Marenco
Paciência, Lenine
Passarinhos, Emicida e Vanessa da Mata
Equipe:
– Produção: Bruna Trubian
– Cabelo e Make up: La Peluqueria (Dr. Montaury, 672)
– Almoço: Galeto Brasile (Rua Os 18 do Forte, 500)
– Fotos: Real Color (Rua Marques do Herval 1077)
– Acessórios: Prata Tropical Festimalha