Para atuarem no espetáculo As Cartas Não Mentem Jamais, que terá sessões sábado e domingo no Centro de Cultura Ordovás, em Caxias do Sul, os atores da Cia Teatral Acto, de Garibaldi, precisaram incorporar novos talentos: a música e a dança. Isso porque a peça, cujo texto original é da reconhecida escritora Ana Maria Machado, foi adaptada pelo grupo num teatro musical, com trilha sonora preparada especialmente para a apresentação.
– Nos três anos da companhia, fui aos poucos procurando que os atores se tornassem plurais. Para esse espetáculo, teve um trabalho intenso de preparação corporal e preparação vocal – conta a diretora, Manuela Guerra, acrescentando que no texto havia indicações para apenas três cenas musicadas, que foram convertidas em oito.
Leia também:
"Vozes do tempo" resgata a memória de Flores da Cunha
31º Festival Colonial de Garibaldi está com ingressos à venda
"Os jovens vivem aflitos", diz o pesquisador José Machado Pais
Pedro Guerra: não tenha sucesso
Assim, com o acompanhamento ao vivo de violão, baixo acústico e percussão, os atores cantam e dançam pelo palco para contar a história de uma pequena vila na qual o dinheiro começa a desaparecer. Aos poucos, os moradores vão se tornando mais e mais desconfiados uns dos outros, e quando um grupo de ciganos chega à comunidade, também passa a ser olhado com suspeita. Entretanto, é com os ciganos que entram as cartas do título, que podem ser a solução para todo o caso.
A divertida história, na qual entram ainda um mascate curioso que se une a um rapaz da vila para tentar descobrir o que está acontecendo, estreou em outubro do ano passado, com apresentações lotadas em Garibaldi e Boa Vista do Sul. Esta é primeira vez em Caxias do Sul, e em julho As Cartas... chega a Bento Gonçalves. A classificação é livre.
– É um espetáculo para toda a família – garante Manuela.
A trilha sonora do espetáculo foi idealizada por Tiago Andreola. Uyara Camargo responde pelas coreografias, e Franceli Zimmer, pela preparação vocal dos atores. Os músicos convidados são Germano Benini, Leonardo Rossatto Finatto, Lucas Saleri e Tiago Andreola.
Agende-se
O que: espetáculo As Cartas Não Mentem Jamais, da Cia Teatral Acto
Quando: sábado e domingo, às 20h
Onde: na Sala de Teatro Prof. Valentim Lazzarotto, no Centro de Cultura Ordovás (Rua Luiz Antunes, 312), em Caxias do Sul
Quanto: R$ 20 (classe artística, idosos, crianças e estudantes pagam meia), à venda no Ordovás, no Café com Mistura (Rua Pinheiro Machado, 2.357) ou com integrantes da Cia
Espetáculo
"As Cartas Não Mentem Jamais" tem sessões em Caxias do Sul
Teatro, música e dança se unem em apresentação da Cia Teatral Acto
Maristela Scheuer Deves
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project