Quando e por que o Brasil começou a transformar não mais os seus ex-big brothers, mas sim alguns de seus mais proeminentes intelectuais em popstars formadores de opinião? Rodeado por uma dezena de jornalistas e prestes a palestrar para uma plateia que em poucas horas esgotou os ingressos para assisti-lo em Caxias do Sul na última quinta-feira, Mario Sérgio Cortella, um desses pensadores onipresentes nas mídias convencionais e digitais, esboçou duas razões para a própria condição de popstar.
– Primeiro, as plataformas digitais fizeram com que houvesse uma difusão muito mais rápida de coisas que os jovens antes não assistiam, como palestras e debates, e então eles passaram a acompanhar. Antes nós estávamos só nos livros, nos jornais e na academia, e ao entrarmos no mundo da internet, houve uma divulgação maior. Em segundo lugar, há um desgaste em relação ao mundo da tecnologia e uma preocupação muito séria em quanto ao sentido das coisas e em pensar mais a vida, a não ter uma vida que seja automática, robótica, e nesse sentido a filosofia ajuda um pouco. Por isso (o filósofo) Luiz Felipe Pondé, (o jornalista e professor) Clóvis de Barros Filho, (o historiador) Leandro Karnal e eu de repente nos tornamos pop. É curioso, porque a gente é parado por pessoas que pedem para tirar foto, e isso um tempo atrás seria estranhíssimo. Mas hoje é normal e dá um gosto imenso – especula.
Leia mais
Professor fala sobre os desafios do casamento nos dias atuais
"Modos de ver o Brasil: Itaú Cultural 30 anos" faz recorte sobre possíveis reflexões sobre o país
Nivaldo Pereira: ventos de Gêmeos
Tríssia Ordovás Sartori: arte e visão
Nova safra de cantoras sertanejas evidencia empoderamento feminino na música
Educação
A voz da filosofia pop: acompanhamos uma palestra de Mario Sérgio Cortella em Caxias
Autor de 32 livros e discípulo de Paulo Freire, o filósofo paranaense lota auditórios, tem milhões de seguidores nas redes sociais e é hoje o mais destacado pensador da educação no Brasil
Andrei Andrade
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project