Uma crise econômica desafia qualquer setor. E para quem trabalha com arte, justamente tentando espalhar um pouco de acalento em tempos difíceis, as dificuldades são ainda maiores. Os irmãos Rafael e Ranulfo Homem entendem muito bem do assunto. Completando 24 anos à frente do grupo de teatro de bonecos Molhados na Chuva, a dupla já enfrentou muitas peleias e escolheu passar por mais essa no ambiente que domina com maior entusiasmo: o palco. Nesta quarta, exatamente a data de aniversário do grupo, haverá apresentação na Casa da Cultura, relembrando algumas esquetes que fazem parte da história do Molhados.
Leia mais:
Agenda: Festival Beneficente de Rock ocorre na Bier Haus
Faça tapioca de espinafre com recheio de iogurte
Sociedade por João Pulita
– Só ver coisas ruins não dá, queremos reforçar a ideia de que estamos aí, ativos, e com emoção – alerta Rafael Homem.
O espetáculo terá seis quadros diferentes, cinco apresentados por Rafael e Ranulfo e um do convidado especial Nelson Haas, outro soldado do universo bonequeiro.
– Nelson está peleando como nós, não adianta competir se somos só nós, melhor se unir – comenta Rafael.
Os quadros do Molhados na Chuva vão desde momentos mais dramáticos até respiros cômicos, passando por alguns números musicais. Entre os personagens mais especiais a desfilar pelo palco do Teatro Pedro Parenti, está o Menino de Rua, numa esquete que promete emocionar e resgatar memórias.
– Esse foi o primeiro personagem que criamos, acho que o boneco já deve estar na terceira geração hoje em dia. Tinha que ter esse, muitos lembram do nosso trabalho por causa dele – explica o bonequeiro.
O espetáculo reúne ainda Michael Jackson – retirado da própria tumba para dançar Thriller –, um poeta romântico, um dançador de chula vindo de (ou melhor, "da") Vacaria e termina com o DJ ET e seu jogo de luzes e música. Os espectadores poderão ainda conferir um pequeno documentário com um pouco da história do Molhados na Chuva, uma maneira de celebrar o aniversário valorizando o caminho percorrido.
– Não é fácil, mas seguimos lutando. Acredito que precisaríamos de mais sensibilização do empresariado. Lutamos pelas leis de incentivo que temos hoje, mas às vezes fica tão difícil, parece que estamos num beco – opina Rafael, que atualmente tenta captar recursos para o projeto Cinemas dos Bonecos, aprovado via Lei de Incentivo à Cultura (LIC) Municipal em 2015.
Em 24 anos de trajetória, o Molhados na Chuva já se apresentou para mais meio milhão de espectadores e é responsável por 15 montagens.
PROGRAME-SE
:: O que: espetáculo Temas Livres, do grupo Molhados na Chuva
:: Quando: nesta quarta, às 20h
:: Onde: Teatro Pedro Parenti da Casa da Cultura (Dr. Montaury, 1.333)
:: Quanto: R$ 10 e R$ 5 (crianças, idosos e sócios do Clube do Assinante)