Às vésperas do Dia Mundial do Desenhista, que homenageia o aniversário de Leonardo da Vinci em 15 de abril, um encontro inédito em Bento Gonçalves irá reunir fãs, iniciantes e cobras criadas da arte do traço nesta quinta-feira, na Casa das Artes. Intitulado Ilustra’s Stock, o evento terá um dia de programação voltada aos artistas, com palestra, bate-papo e exposição de trabalhos locais e de fora. O destaque é a presença do ilustrador porto-alegrense Alexandre Carvalho, que fechará o evento com um bate-papo aberto ao público partir das 19h30min.
Ilustrador, jornalista, músico e escritor, o trabalho de Alexandre Carvalho abrange quase toda a área da criatividade e inquietude artística. Não à toa, ministra diversos cursos e workshops sobre desibinição textual e criatividade aplicada à escrita e ao desenho. Entre as publicações que saltam de seu currículo estão o romance A teoria das sombras (Oikos, 2007), o livro de contos/arte Esboço de uma geografia que se quer fantástica (2012) e a HQ Halvin e Caroldo (2011), ambos pela BIFE Editorial, estúdio de criação que ele mesmo dirige. Sobre a participação no Ilustra’s Stock, Carvalho comenta que será uma oportunidade para falar sobre um mercado que está aquecido no Brasil, mas que enfrenta desafios.
– Será uma ótima oportunidade de discutir como está o mercado no Brasil e no Exterior. O mercado de quadrinhos está aquecido nos últimos anos, muito graças a termos entrado na “cesta básica” das bibliotecas públicas, o que garante boas tiragens. Mesmo assim, o país ainda precisa avançar no entendimento de que desenho não é algo feito só para crianças ou para quem não gosta de ler. Há histórias muito fortes sendo contadas através de narrativas visuais – analisa.
Carvalho também destaca a necessidade de abordar o impacto das redes sociais no trabalho do ilustrador, especialmente com aqueles que ainda tentam encontrar uma porta de entrada para o mercado editorial.
– Sou da época pré-internet em que a maior dificuldade para quem desenhava era ser visto. Tinha que levar desenho pra editor que sequer ia olhar. Hoje, o desafio é ser encontrado no meio de tanto trabalho sendo divulgado na internet, em especial no Facebook. O que sugiro para quem está começando é que encontre a sua voz interior, seu estilo. Sair da zona de conforto de fazer o bem feito que muita gente já faz. Depois disso, é estar na rede atrás de contatos. Além do Brasil, um caminho muito forte para o trabalho autoral é o mercado europeu – aconselha.
Programação
– 9h30min às 10h30min e 14h30min às 15h30min - Palestra "Do Hobby à Profissão", com os artistas locais Ítalo Ávila e Douglas Garcia DiasDurante o encontro, haverá comercialização dos produtos dos artistas e acompanhamento do processo de trabalho dos mesmos_
– 19h30min às 21h30min - Bate-papo com o escritor e ilustrador porto-alegrense Alexandre Carvalho, junto dos bento-gonçalvenses Ernani Cousandier e Douglas Garcia Dias.
As atividades são gratuitas e ocorrem na Fundação Casa das Artes
Artes gráficas
1º Ilustra's Stock ocorre nesta quinta-feira, em Bento Gonçalves
Ilustradores novos e das antigas têm encontro marcado hoje na Fundação Casa das Artes
GZH faz parte do The Trust Project