Manter viva uma técnica milenar e estimular novas gerações a produzir com esse material. Eis o mote da exposição Pequeno Bronze, que abre a temporada de 2017 da Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, em Caxias do Sul. A mostra é uma coletiva da Associação dos Escultores do RS – AEERGS e inaugura amanhã, às 20h. Participam 35 artistas gaúchos, 25 deles selecionados via edital e 10 convidados _ entre eles, há trabalhos de Bruno Segalla, Vasco Prado e Xico Stockinger.
O "pequeno" do título é uma brincadeira que não diminui a grandiosidade da produção no Rio Grande do Sul. Trata-se de uma referência às obras em bronze que normalmente ocupam lugares públicos e são, portanto, grandes. Pensada para galerias e com essência itinerante, essa mostra contempla trabalhos em altura diminuta.
– Vemos cada vez menos artistas visuais que trabalham com bronze. Essa mostra é realizada anualmente pela associação, para que possamos estabelecer redes e mostrar quão diversa é a produção gaúcha – explica o presidente da AEERGS, Vinicius Vieira.
Segundo ele, é natural que as pessoas façam uma associação entre a produção em bronze e os criadores mais antigos. A exposição seria, portanto, uma oportunidade de subverter essa impressão, ao se contemplar manifestações contemporâneas.
– Temos o trabalho do Lucas Strey, que faz um questionamento sobre o pensar. Ele criou um cérebro em bronze e o colocou dentro de uma gaiola, a obra assemelha-se a uma instalação – afirma.
O presidente da associação pondera que o bronze vem perdendo espaço na escolha dos artistas e credita esse fato à velocidade imposta pela vida atual. Isso reverbera na produção artística, de acordo com ele: – A arte parece mais transitória.O bronze, por sua vez, necessita de três etapas para ficar pronta: moldagem, fundição e acabamentos. A exposição organizada pela associação dos escultores seria um contraponto à pressa.
– Queremos demostrar que é possível realizar um trabalho contemporâneo com uma técnica milenar – completa.
PROGRAME-SE
:: O que: exposição coletiva Pequeno Bronze, da Associação dos Escultores do RS
:: Quando: abertura amanhã, às 20h. Visitação até 31 de março, de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, das 10h às 16h
:: Onde: Galeria Municipal Gerd Bornheim (Rua Dr. Montaury, 1.333 - Centro)
:: Quanto: entrada gratuita
Os artistas
Bruno Segalla, Vasco Prado, Xico Stockinger, Adela Balsamo, Adriana Giora, Adriana Xaplin, Ana Álvares Tita, Arminda Lopes, Bruno Segalla Filho, Caé Braga, Che Kalika, Cláudia Piccinini, Debora Irion, Elia Weschenfelder, Evanir Plaszewski, George Pinto, Helenara Fão, Henrique Radomsky, Hidalgo Adams, João Otto Klepzig, Lucas Strey, Marcelo Mello, Marcos Vaandrade, Marga Bressani, Marilia Fayh, Mario Cladera, Neca Lahm, Paulo Amaral, Paulo Corrêa, Pedro Girardello, Rita Gil, Sobral, Soraya Girotto, Ubiratan Fernandes, Vinicius Vieira.