A voz será o elemento principal na apresentação do grupo UPA, de Porto Alegre, que ocorre amanhã, às 20h, na Sala Professor Valentim Lazzarotto, no Centro de Cultura Ordovás (Luiz Antunes, 312). Profanamente Sagrado leva ao público a mistura de composições criadas ao vivo e improvisos durante o show.
Formado por 22 integrantes, o grupo é dividido em sopranos, mezzos, contraltos e baixos, com a regência e direção artística de Federico Trindade. O show é resultado das experiências vividas pelo regente em seu mestrado na Royal Academy of Music, na Dinamarca.
– O aprendizado nos meus dois anos de mestrado foi fundamental para a construção deste espetáculo. Tive a oportunidade de aprofundar meus conhecimentos, construir uma visão diferente sobre a música no mundo e consegui pensar sobre como gostaria de partilhar isso – conta.
O grupo irá interpretar canções de diversos estilos mundiais, desde a música afro-latino-americana, nórdica, do leste europeu, indígena, popular latino-americana até a sacra. Também haverá a apresentação de trabalhos autorais. O espetáculo tem a proposta de abordar diversas formas de fazer música, com o objetivo de convidar o público a entrar na atmosfera sagrada que o espetáculo traz.
– Esperamos fazer a diferença no meio cultural, mostrar algo novo, vivo, pulsante, diferente. A intenção é apresentar um espetáculo que deixe, além do sorriso, uma impressão da nossa entrega e a nossa arte – destaca Trindade.
O repertório percorre canções da música popular brasileira, latino-americana e world music, com arranjos vocais, percussão corporal, improvisos e “circle songs” produzidos pelo grupo.
Os ingressos custam R$ 40 (meia entrada para estudantes, maiores de 60 anos e classe artística) e podem ser adquiridos, de forma antecipada, diretamente no Ordovás ou com os cantores.
Regente
Federico Trindade trabalha há 11 anos como regente, professor, percussionista, compositor e arranjador. Também ministra oficinas de música coral e de percussão corporal, além de lecionar cursos de improviso em grupo e de desenvolvimento de liderança musical.