Lembra do acampamento Crystal Lake? Aquele que foi palco do filme Sexta-feira 13 inaugurando a história do serial killer Jason Vorhees? E lembra do grupo azarado de amigos perdidos numa estrada obscura até deparar com O Massacre da Serra Elétrica? Pois bem, tanto o acampamento quanto os amigos perdidos no meio do nada estão no curta caxiense O Suspeito Oculto, com estreia marcada para hoje, no Zero54. A produção independente cria uma versão própria desses e de outros clichês velhos conhecidos dos slasher movies americanos.
– A ideia foi seguir esse modelo mais americano mesmo, com trocas de câmera bem movimentadas – exemplifica o diretor Nando Lemes.
O curta independente é uma parceria da empresa Foco 3 Produções _ onde Lemes atua como diretor e ator – com a Universidade de Caxias do Sul, já que o projeto é fruto de uma cadeira do curso de Jornalismo.
A história acompanha quatro amigos que desejam chegar a um Parque Ecológico, mas acabam seguindo a "dica" de um sinistro frentista de posto e pegam um atalho. Perdidos no meio da floresta, eles terão que acampar por conta própria e enfrentarão algumas surpresas bem sangrentas durante a noite. As gravações foram realizadas em outubro, no camping Vale Verde, em Fazenda Souza. Algumas cenas foram captadas também num posto de gasolina e na estrada, totalizando um fim de semana inteiro de trabalho. Principalmente, durante a madrugada.
– Eu até perdi a voz, tive que dublar algumas falas depois – lembra Louise Stefany, uma das roteiristas do curta e intérprete da mocinha Sarah, que gritou muito durante as filmagens.
Acostumada a atuar no teatro e em peças publicitárias, a atriz de 18 anos adorou a experiência de filmar O Suspeito Oculto. Trabalhando no meio do mato, a equipe teve que utilizar extensões de luz enormes, além de lidar com adversidades como a falta de água (com tanta gente correndo e gritando, dá para imaginar como isso aconteceu). Outra preocupação foi a maquiagem, que, por meio do trabalho da maquiadora artística Bruna Hofmeister, procurou retratar cortes e mutilações de forma bem fiel.
– Estávamos no meio do nada, com muitas cenas de ação. Teve bastante desgaste físico dos atores, até porque era uma montanha russa de emoções. Foi bem intenso – diz a atriz.
Conforme Louise, a presença de um serial killer ganha pelo menos mais uma faceta no curta. O assassino clássico de rosto coberto está lá, mas uma dúvida fica no ar.
– Fica aquela dúvida de "quem será o assassino?", como sugere o nome do filme – aponta ela, revelando que há cenas bem importantes no pós-créditos.
PROGRAME-SE
:: O que: estreia do curta O Suspeito Oculto
:: Quando: nesta terça, às 20h30min
:: Onde: Zero54 (Augusto Pestana, 154)
:: Quanto: entrada franca
Veja o trailer:
Estreia
Curta caxiense "O Suspeito Oculto" tem sessão gratuita nesta terça
Filme independente será lançado no Zero54
Siliane Vieira
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project