Percebendo a resistência de parte dos leitores em relação à literatura regional e nacional, a equipe da Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac, de Farroupilha, está desafiando seus frequentadores a retirarem livros sem ver a capa, o título e o autor, seguindo apenas algumas pistas sobre o conteúdo. É a ação Quando se abre um livro..., iniciada na última sexta-feira, em comemoração ao Dia Nacional do Livro, e que segue até o dia 11.
– O maior intuito é que leiam o que é nosso. Às vezes, as pessoas só leem romances estrangeiros e não sabem as maravilhas que temos por aqui – explica a bibliotecária Cristina Possa Arruda.
Leia também:
Cineserra terá sessão comentada nesta terça, em Caxias
Frequentadores do Centro Pop Rua, em Caxias, assinam exposição fotográfica com abertura nesta terça
Especial: as faces da morte
Tradição na entrada de casa
Ela acrescenta que estão sendo disponibilizados livros dos mais variados gêneros, com opções para todas as idades. As obras, de escritores locais, regionais e nacionais, estão embrulhadas em papel pardo, no qual o leitor pode ver algumas dicas sobre a história, como "romance", "humor", "Serra Gaúcha", "II Guerra", "paixão", "emoção".
Apesar da surpresa inicial, conta Cristina, o desafio tem sido aceito, e bons livros que ficavam esquecidos nas prateleiras estão chegando ao público.
A bibliotecária diz ainda que a atividade foi inspirada na iniciativa da livraria australiana Elizabeth's Bookshops. A diferença é que, lá, os livros eram vendidos, enquanto na biblioteca farroupilhense eles são emprestados.
Os leitores também estão sendo convidados a postarem suas impressões sobre as obras no blog da biblioteca (http://bibliopublicaolavobilac.blogspot.com.br), até o dia 18. Ao final da ação, serão sorteados livros entre os participantes, divididos em três categorias, infantil, juvenil e adulto.
A Biblioteca Municipal Olavo Bilac fica na Rua Cel. Pena de Moraes, 566, no centro de Farroupilha. O funcionamento é de segunda a sexta, das 8h15min às 17h30min.
Literatura
Biblioteca de Farroupilha incentiva retirada de livros sem ver a capa
Ação quer promover a leitura de títulos de autores locais e nacionais
Maristela Scheuer Deves
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project