Uma produção dos alunos do oitavo ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Marcial Pisoni, na Vila Leon, levou o troféu de melhor vídeo do III Concurso de Vídeos Cipave – Culturas Juvenis, cuja premiação ocorreu na manhã desta terça-feira, em Caxias do Sul. Utilizando a linguagem do cinema mudo, Pense Bem conta como um jovem diante de uma decisão e suas consequências escolhe o caminho do bem.
Com direito a tapete vermelho e réplicas de estatuetas douradas com aproximadamente dois metros de altura, o UCS Cinema foi o palco da cerimônia, proporcionando uma experiência digna de Oscar a estudantes de 10 escolas municipais da cidade. Antes da revelação dos vencedores, todos os vídeos inscritos na edição do concurso foram exibidos na tela grande.
Gravado com uma câmera amadora portátil, Pense Bem mostra uma professora, interpretada pela estudante Raquel Barbosa da Silva, 15, desmotivada pelo ambiente que, ao ouvir seus estudantes, propõe a busca de novas ideias e decide por uma postura mais humana, resgatando os laços de afetividade com seus pupilos. Quem dá vida ao personagem principal é Kevin Basso, 14. O roteiro foi escrito por Daniele Alquati, 14, a partir de situações presenciadas diariamente na escola.
– São coisas muito presentes na nossa vida – afirma Daniele, referindo-se a temas como a falta de desinteresse nas aulas e drogadição, retratados no vídeo.
O trabalho, que levou dois dias para ser captado e cerca de outros cinco para ser editado, foi coordenado pelo vice-diretor, Mário Tomazzoni, e pelo professor de História Saulo Velasco.
– O próprio título do vídeo, Pense Bem, chama para a reflexão. E é interessante como questões como o desinteresse e o uso de celular e mídias sociais em sala de aula, por exemplo, apareceram em vários vídeos (de outras escolas). Ou seja: eles também fazem uma autocrítica ao próprio comportamento – reflete Velasco.
Além da produção dos alunos da Marcial Pisoni, outros dois receberam troféus na categoria Vídeo e três, na categoria Cartaz (veja no quadro). O vídeo Paz e Sonho, da escola Machado de Assis, no bairro Reolon, ganhou o troféu Integração, por mobilizar o maior número de estudantes.
Cipaves
As Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar foram implantadas em Caxias do Sul em 2007. O programa, coordenado pelas secretarias da Educação e de Segurança Pública e Proteção Social, contempla atualmente 86 escolas.
Premiados
Troféu Integração: Paz e Sonho, EMEF Machado de Assis
Cartazes
:: 1º lugar: Tolerância, EMEF João de Zorzi
:: 2º lugar: Pense Bem, EMEF Vereador Marcial Pisoni
:: 3º lugar: Na Pele de Talyna, EMEF Jardelino Ramos
Vídeos
:: 1º lugar: Pense Bem, EMEF Vereador Marcial Pisoni
:: 2º lugar: Na Pele de Talyna, EMEF Jardelino Ramos
:: 3º lugar: Breaking the Bullying, EMEF Santa Lúcia