Lucio Yanel conhece como poucos a América do Sul. Aos 70 anos, já percorreu cada canto do continente levando na mala o violão folclórico com o qual tornou-se virtuose e mestre de ninguém menos que Yamandu Costa. Patrícia Vianna tem 37 anos e fez carreira na música pop. Desde que começou a cantar, aos 11, impressiona pela voz suave e, ao mesmo tempo, potente. De trajetórias e estilos completamente diferentes, eles sobem ao palco do Teatro Municipal Pedro Parenti, no próximo domingo, em Caxias do Sul, para uma apresentação que promete conduzir o público pelos caminhos da música sul-americana.
– Trata-se de um espetáculo concebido para uma voz e um violão que transita por algumas paisagens que poetas conceberam em letras e músicas. Ritmos que são tradicionais aqui no Rio Grande do Sul e outros nem tanto. Mas de toda maneira são canções conhecidas, mas que estão meio que escondidas do público – explica o músico e compositor argentino.
Leia mais
3por4: Lucio Yanel receberá homenagem no Prêmio Açorianos
Lucio Yanel estreia projeto "Acuarela del Sür" no UCS Teatro
Feira de Bento une músicas e livros para atrair e formar novos leitores
Até o dia 25, Caxias integra-se à 10ª edição da Primavera dos Museus. Confira atrações
Bruno & Marrone e Victor & Léo fazem show sábado, em Bento Gonçalves
Em Sudamerica, Patrícia e Yanel interpretam uma seleção de músicas regionais e latinas tendo o folclore como viés condutor. Entre uma e outra, contarão curiosidades a respeito das composições. O repertório contempla entre outros, títulos como Felicidade, Chalana, Tristeza do Jeca, Pealo de Sangue, A Media Luz e Caminito. Composta e gravada originalmente em 1966 pela chilena Violeta Parra, e regravada inúmeras vezes por nomes como a argentina Mercedes Sosa, a norte-americana Joan Baez e a gaúcha Elis Regina, Gracias a la Vida é uma das favoritas de Patrícia.
– Remete um pouco à minha infância. Meu pai ouvia muito Elis Regina. Quando comecei a cantar, foi uma das primeiras músicas que cantei – lembra a cantora, que atualmente apresenta-se em eventos ao lado do irmão, Cássio.
Além disso, Yanel interpretará quatro músicas solo de violão. Em Caxias desde 2008, o artista demonstra entusiasmo ao falar do projeto:
– O importante não é descobrir a América. É mostrar a América do Sul cantada de uma maneia singular por esta garota que tem uma voz belíssima.
Leia as últimas notícias do Pioneiro
Patrícia também revela-se contente em poder dividir o palco com o instrumentista:
– Eu estou entrando mais no estilo do Lucio do que o contrário. Começamos a tocar umas músicas meio que de brincadeira e tem soado tão bem. Vai ser mais pra gente se divertir mesmo. Não pode ser só um trabalho, tem que ter alegria também. O importante é cantar músicas boas e que façam a gente feliz.
PROGRAME-SE
:: O que: espetáculo Sudamerica, com Patrícia Vianna e Lúcio Yanel
:: Quando: domingo, às 20h
:: Onde: Teatro Pedro Parenti - Casa da Cultura (Rua Dr. Montaury, 1.333, Centro - Caxias do Sul)
:: Quanto: R$ 30 e R$ 15 (estudantes, crianças e sênior)