Os homens, as mulheres, os gays, os trans, a esquerda, a direita, a filosofia, a autoajuda, a liberdade, a repressão, amor e ódio, Temer, Lula, Dilma, o fim das fronteiras, o mundo líquido, as razões todas que vão às ruas e o raciocínio que tenta refletir sobre o mundo contemporâneo tendo a história como suporte, o convívio como possibilidade e a ética como mediação para uma humanidade sustentável. Eis alguns dos rizomas derivados de uma conversa com o requisitado e popular historiador Leandro Karnal.
Gaúcho de São Leopoldo, professor, historiador, graduado em História pela Unisinos e doutor pela USP, Karnal atualmente é professor universitário na Unicamp. Ele é autor de vários livros sobre a história dos países e sobre o ensino de História, e palestra em sobre vida, história, religião, política, filosofia, ética e comportamento humano.
O que segue foi produto de uma entrevista coletiva de uma hora, concedida há dez dias, quando ele esteve em Caxias para uma palestra que integrou as atividades festivas dos 30 anos do Sinpro de Caxias.
Entrevista
O mundo contemporâneo nas reflexões agudas de Leandro Karnal
Historiador fala sobre educação, política, internet, diversidade e liberdade
Carlinhos Santos
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project