Lucio Yanel é um apaixonado pela América Latina, e o público de Caxias do Sul terá a oportunidade de compartilhar um pouco dessa paixão no espetáculo que o violonista leva hoje à noite ao UCS Teatro. Aos 70 anos, o argentino sobe ao palco acompanhado de sete músicos do grupo de cordas da Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul (Osucs) para dar largada ao projeto Acuarela del Sür, cujo repertório baseia-se nos ritmos e sotaques da música pampeana e nas influências que países como Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia exerceram e exercem sobre o gaúcho do Rio Grande do Sul.
– Uma simbiose de sonhos – resume o artista, ao falar sobre o encontro de seu violão folclórico e o grupo de câmara, que marca ainda os 15 anos da sala de espetáculos inaugurada em 24 de agosto de 2001.
Durante a apresentação de aproximadamente 90 minutos, Yanel compõe um mosaico musical de composições próprias que mistura zambas, chacareiras, chamamés, milongas, valsas e tangos que revelam a identidade cultural da região já percorrida pelo artista centenas de vezes ao longo das últimas cinco décadas.
– Vou criando as obras à medida em que vou andando. São um retrato de momentos, ritmos e vivências do homem de cada lugar. Uma abordagem do folclore de cada pedacinho da América – afirma.
Conforme o artista, o espetáculo foi concebido de modo a conduzir o público por um passeio pelas origens musicais das diferentes regiões da América Latina. Entre uma composição e outra, haverá breves explicações sobre o próximo tema a ser executado.
Para viabilizar esta união entre dois estilos tão particulares como o folclórico e o erudito, o arranjador Daniel Sá, que desde 1989 integra o grupo do acordeonista Renato Borghetti, debruçou-se durante cerca de três meses sobre a obra de Yanel para escrever as partituras.
– Esse estilo do Lúcio não tem precedentes em apresentações com orquestra. Ele toca de um jeito muito particular. Antes de qualquer coisa, precisei fazer uma imersão no universo dele para só depois começar a escrever – lembra.
PROGRAME-SE
:: O que: concerto de estreia do espetáculo Acuarela del Sür, com Lucio Yanel e grupo de cordas da Osucs, formado por André Meneghello, Rodrigo Duarte Maciel, Wagner Rezer, Carlos Zinani (violinos), Emerson Aguiar (viola), André Wentz (violoncelo) e Fabio Alves (contrabaixo acústico)
:: Quando: hoje, às 20h30min
:: Onde: UCS Teatro (Bloco M - Cidade Universitária)
:: Quanto: entrada gratuita, limitada a capacidade da sala
Outras apresentações em Caxias do Sul
:: 15 de setembro, às 20h30min: Igreja Santa Catarina
:: 30 de outubro, às 18h: sede social do Recreio da Juventude
:: 15 de novembro, às 20h30min: Igreja Sagrada Família
Patrocínio
O projeto tem financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com apoio cultural da Unimed Nordeste/RS e das Empresas Randon, com parceria da Universidade de Caxias do Sul, por meio da orquestra.