Com duas apresentações sábado (13) e domingo (14), na Sala de Teatro Professor Valentim Lazzarotto, em Caxias do Sul, o grupo independente SOU - Cantadores de Histórias encerra a circulação da montagem Coração Bobo por cidades da Serra depois de passar por Farroupilha, Carlos Barbosa e Bento Gonçalves. As sessões têm início às 20h, e os ingressos custam R$ 20.
Leia mais
3por4: Renato Filippini e a paixão pelo canto em "Coração Bobo"
Espetáculo "Yi Ocre" fala da relação entre homem e natureza com dança
3por4: Segunda edição do Festival Especial começa dia 22 em Caxias
As últimas notícias de Cultura e Tendências
O espetáculo, que estreou em 2014 em Flores da Cunha, onde foi visto por mais de 1,2 mil pessoas, tem no repertório 23 canções de diferentes estilos e épocas que falam de temas ligados à afetividade. Lupicínio Rodrigues, Beatles, Carmen Miranda, Elvis Presley, Leandro & Leonardo, ABBA e Roberto Carlos são alguns dos artistas interpretados pelos 26 cantores que, embora não sejam uma formação cênica, investem em elementos como expressões e figurinos para cativar os espectadores. A direção artística é do maestro Renato Filippini, que avalia positivamente o giro pela região, iniciado no dia 2 de julho:
– Ao longo desse período, o grupo foi aprendendo a se adaptar a cada espaço e público. É visível o crescimento na qualidade vocal e também pela repetição, pelo fato de o grupo ter maior afinidade com as músicas. Viramos uma trupe: um grupo ficou responsável pelo contato com os locais, outro, pela iluminação, e um terceiro, pela divulgação.
Sem contar com qualquer patrocínio, dividiram ainda custos de transporte e outras despesas. Em Carlos Barbosa, por exemplo, de tão pequeno o palco, precisaram contratar um tablado que comportasse todos os integrantes. Em Farroupilha, a situação era o oposto. A quantidade de público em cada cidade também variou bastante.
– Em Farroupilha, por exemplo, nos apresentamos para cinco pessoas na primeira noite: dois casais e um rapaz. Mas a energia foi a mesma – lembra o maestro.
Para Shamila Carpeggiani, 31 anos, que integra o coro, a passagem pelos municípios vizinhos foi importante para a formação de novas plateias.
– Aos poucos, estamos conseguindo criar novos públicos. Talvez porque as pessoas pensem um pouco naquela coisa de cantores parados, com a pastinha na mão. Quando veem, muitas ficam sem reação – comemora a jornalista.
PROGRAME-SE
:: O que: espetáculo Coração Bobo, com SOU – Cantadores de Histórias
:: Quando: sábado e domingo, às 20h. Não é permitida a entrada após o início
:: Onde: Sala de Teatro Professor Valentim Lazzarotto, anexa ao Centro de Cultura Ordovás (Rua Luiz Antunes, 312, bairro Panazzolo).
:: Quanto: R$ 20, à venda no Yázigi Moinho da Estação, Yázigi Lourdes, Tem Gente Teatrando e Livraria Do Arco da Velha