Além de ler pouco (uma média de 4,96 livros/ano, segundo a última edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil), o brasileiro tem ainda uma outra característica quando se trata de hábitos literários: a preferência quase sempre recai em obras de autores estrangeiros, que dominam as listas de mais vendidos de ficção. E não se trata de falta de opções nacionais, nem mesmo locais:
Confira as últimas notícias de Cultura e Tendências
– Todo ano são lançadas dezenas de livros na cidade. Tem muita gente nova surgindo – afirma Samuri Prezzi, um dos organizadores da edição local da 4ª Semana do Livro Nacional, cuja programação em Caxias do Sul começa nesta quarta-feira e segue até a próxima segunda.
A Semana, organizada desde 2013 em diversas partes do país, quer justamente contribuir para mudar a postura dos leitores e valorizar os talentos nativos. A programação inclui oficina, bate-papo e palestras, todos ministrados por nomes da nova geração de escritores caxienses.
– A ideia é valorizar os autores brasileiros, dando preferência aos locais, que muitas vezes os leitores daqui não conhecem – acrescenta Greice Martinelli, também da organização e que lançou em maio seu primeiro livro, Os Feiticeiros da Luz.
Uma das novidades deste ano é um bate-papo sobre literatura fantástica. Com o nome de Minha carta de Hogwarts não chegou, ele reunirá cinco escritores de Caxias e região que trabalham esse gênero para, com o gancho das influências de Harry Potter e O Senhor dos Anéis, abordar também a produção regional de fantasia, no sábado pela manhã, na Do Arco da Velha Livraria e Café. A atividade tem ainda como foco atrair os leitores jovens que se identificam com o gênero.
Também no sábado, à tarde, o Zarabatana Café, no Centro de Cultura Ordovás, sedia três painéis, um sobre literatura romântica, um sobre a influência de viagens e locais visitados na literatura e outro sobre o legado da história na ficção.
As atividades não são voltadas apenas a leitores: a oficina Heróis e Heroínas – O Despertar de Uma Jornada, que ocorre hoje e amanhã à noite, tem como público-alvo aqueles que escrevem (ou pretendem escrever), e vai abordar a jornada do herói, conceito criado pelo antropólogo Joseph Campbell sobre a estrutura que se esconderia por trás de todas as histórias.
A programação será encerrada na segunda-feira, incorporando o já tradicional bate-papo Órbita Literária às atividades da semana. O tema em pauta, nesse dia, será a vida e a obra do poeta gaúcho Mario Quintana.
Todas as atividades são abertas ao público e gratuitas, e não precisam de inscrição prévia.
As atividades
Heróis e heroínas - O despertar de uma jornada
Oficina sobre a Jornada do Herói
Ministrantes: escritoras Ana Júlia Poletto e Greice Martinelli
Onde: Do Arco da Velha Livraria e Café (Rua Dr. Montaury, 1.570)
Quando: quarta, das 18h às 20h30min, e quinta, das 18h às 20h
Minha carta de Hogwarts não chegou. E agora?
Bate-papo sobre Harry Potter e Senhor dos Anéis e sua influência nas novas histórias de fantasia
Ministrantes: escritores Greice Martinelli, Guilherme Bianchin de Camargo, Juliano Fantin, Luiz Henrique Batista e Márson Alquati
Onde: Do Arco da Velha Livraria e Café
Quando: sábado, das 10h às 12h
Painéis
Onde: Zarabatana Café (Centro de Cultura Ordovás, Rua Luiz Antunes, 312)
Quando: sábado, das 15h30min às 18h30min
Os painéis:
- Nosso romance a gente inventa, com as escritoras Josiane Scapin Dutra e Maya Falks
- Carimbei meu passaporte com palavras e sonhos, com as escritoras Greice Martinelli, Marília Frosi Galvão e Natalia Borges Polesso
- A história e o Legado, com o escritor Bruno Atti e o historiador Marcelo Caon
Órbita Literária
A vida e a obra de Mario Quintana, com os escritores Élvio Gonçalves e Samuri José Prezzi
Onde: Do Arco da Velha Livraria e Café
Quando: segunda, dia 1º/08, às 20h
Literatura
Semana do Livro Nacional tem programação em Caxias do Sul
Ideia é valorizar a produção e os autores locais, por meio de bate-papos, painéis e oficinas, que ocorrem a partir desta quarta-feira
Maristela Scheuer Deves
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project