Giancarlo Borba faz do cotidiano a matéria-prima para suas composições. A lida no campo, as desigualdades sociais, as questões ambientais e a luta diária pela sobrevivência são alguns dos elementos sobre os quais ele lança um olhar poético, transformando-os em versos e melodias. Na noite de quarta-feira (13), o artista é o convidado do projeto musical Dandô - Circuito Dércio Marques, que ganha mais uma edição a partir das 20h, no Centro de Cultura Ordovás, em Caxias do Sul.
– Falo da vida real e de amor, mas não necessariamente o amor entre homem e mulher. Pode ser o amor do agricultor pela terra, o amor do ser humano pela vida – resume.
Clique aqui e leia mais notícias de variedades
Natural de Herval, no sul gaúcho, Borba acostumou-se a mirar as ruas com o olhar de quem busca inspiração. Ao público caxiense, apresentará um repertório que mescla canções de seu primeiro CD, Milongador (2013), e músicas que estarão em Por onde Vamos, trabalho que pretende lançar em outubro ou novembro.
– Será um disco meio gaúcho, meio mineiro, já que três mineiros participam dessa parceria. Em algumas fiz apenas a melodia, em outras melodia e letra – adianta, salientando ainda que Milongador, parceria com Osmar Hences, lhe rendeu o Açorianos de artista revelação.
O multi-instrumentista subirá ao palco da Sala de Teatro Valentim Lazzarotto tendo como anfitrião o luthier Agostinho Cardoso (Dominus), responsável pela fabricação dos instrumentos de corda com os quais executará as composições: um violão e uma viola feitos com a combinação de ipê, louro e cedro obtidos em Terra de Areia, no Litoral Norte, onde Borba mora há mais de uma década. O cedro, conta ele, foi cortado há aproximadamente 60 anos.
Completam a sonoridade uma gaita de boca e o "pampeano", espécie de "disco voador musical" forjado a marteladas pelo próprio Borba em chapas de aço no atelier que ele mantém em Cornélios, vila de pescadores à beira da Lagoa dos Quadros, em Terra de Areia. O artista garante que foi o primeiro do Brasil a produzir o instrumento, baseado no steel pan, de origem suíça.
PROGRAME-SE
:: O que: Projeto Dandô - Circuito de Música Dércio Marques, com Giancarlo Borba e Agostinho Cardoso (Dominus Luthier)
:: Quando: amanhã, às 20h
:: Onde: Sala de Teatro Valentim Lazzarotto, anexa ao Centro de Cultura Ordovás (Rua Luiz Antunes, 512, bairro Panazzolo, Caxias do Sul)
:: Quanto: R$ 20 (R$ 10 estudantes e sênior)
Música
Giancarlo Borba é o convidado do Circuito Dandô, em Caxias do Sul, nesta quarta-feira
Repertório terá músicas dos dois primeiros discos do artista
Diego Adami
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project