A distinção "homenageada de honra", que a Feira do Livro 2016 concede à pesquisadora Véra Stedile Zattera, não poderia ter chegado em melhor hora. Ao mesmo tempo em que lança a publicação Gaúcho – Indumentária & Prataria, a autora também celebra uma trajetória de cerca de 40 anos dedicados à pesquisa, nas mais variadas frentes. A minuciosa e detalhada edição de Gaúcho, por exemplo, coroa um trabalho desenvolvido desde o final dos anos 1980 – já em 1989, Traje Típico Gaúcho mesclava livro, álbum e vídeo trilíngues.
A nova obra, um luxuoso catálogo de 240 páginas, é enriquecida com o acréscimo de cerca de 600 imagens, entre fotografias e reproduções de pinturas de artistas que abordaram a temática tradicionalista – e, logicamente, o vestuário –, como Aldo Locatelli, Juan Blanes, Federico Reilly, Rugendas, Debret e Vasco Machado, entre outros.
Universo vasto
Avaliada pela autora como sua obra mais completa, a edição, com trechos em espanhol e inglês, também já ganha contornos de definitiva, pela abrangência desse universo.
– Conseguimos mostrar o gaúcho quase que em sua totalidade: seu modo de vestir, seus apetrechos de uso pessoal, de avios de mate, de trabalho e de montaria, além do entorno – resume a pesquisadora.
A prataria, aliás, complementa outra pesquisa anterior de Véra, focada nos hábitos de vestir, matear e montar dos gaúchos do Uruguai e da Argentina. A novidade é a inclusão do território do Rio Grande do Sul, a partir de um levantamento feito junto a coleções privadas e datadas do início do século passado.
Entram aí as peças detalhadas em um raro catálogo da Metalúrgica Abramo Eberle. O álbum, de 1928, traz desenhos de argolas, bombas e botões para encouramento, jogos de peitoral, guampas com corrente, serigotes, lombilhos, malas de garupa para ponchos, entre dezenas de outros apetrechos.
Metalúrgica Abramo Eberle: a antiga prataria do gaúcho
A autora
Especialista em vestuário tradicional e de costumes e autora de livros emblemáticos sobre os trajes do imigrante italiano no Rio Grande do Sul e os figurinos da vindima, Véra também gostaria de ver toda essa rica pesquisa itinerar. Uma ideia seria promover palestras em entidades como a CIC e universidades.
– O tema da indumentária e da prataria do gaúcho é bastante vasto e curioso – completa a pesquisadora, responsável também pelas publicações Gaúcho – Vestuário Tradicional e Costumes, Gaúcho – Iconografia, Prataria Gauchesca e Gaúchos de Locatelli e Reilly.
Um trabalho que o folclorista e antropólogo uruguaio Fernando Octávio Assunção bem resumiu no texto de apresentação: "livros-objetos qualificados em todos os sentidos, que penetram no íntimo do ser e do fazer do povo do Rio Grande do Sul, esta gente autenticamente gaúcha, no estupendo crisol de raças e culturas que foi, e continua sendo, esta bela região, tão característica do Continental Brasil".
CAVALO BEM ADORNADO
Trecho do capítulo "Apetrechos de Trabalho e Montaria – Arreios" (pág. 128)
O cavalo bem adornado lhe dá distinção e imponência. Encilhar um cavalo tomou impulso pelo bom gosto, principalmente nas selas ditas caronas. É do início do século XIX o hábito de enriquecer os arreios com prata ou metais prateados. Os lombilhos eram enfeitados em sua cabeçadas com pratas lavradas, e com elas eram executados, também, grandes peitorais, argolas, maçanetas das rédeas, buçaletes, cabrestos e rabichos. Alguns trabalhos eram acrescidos de detalhes em ouro e, às vezes, as próprias rédeas tinham um primeiro segmento de prata. Com a prata faziam-se pesados estribos, grandes bocais, esporas, extremidades dos cabos dos rebenques e pequenos chicotes... A ostentação desses ornamentos, herança deixada pelos espanhóis, demonstrava o bom gosto do dono do animal e sua possibilidade econômica.
Na Feira do Livro
A publicação Gaúcho – Indumentária & Prataria teve pré-lançamento nesta semana, mas a sessão de autógrafos ao público ocorre durante a Feira do Livro, de 30 de setembro a 16 de outubro, na Estação Férrea. O dia específico não foi divulgado, pois a programação ainda está sendo formatada pela Secretaria Municipal da Cultura.