Foram duas horas de muita música – e muita emoção. Rock, música nativista, pop, rap, MPB e música instrumental se revezaram no palco do UCS Teatro, em Caxias do Sul, na noite desta quinta-feira na primeira edição do Prêmio da Música da Serra Gaúcha.
Além da premiação nessas categorias (veja lista dos vencedores abaixo), a noite consagrou o álbum Celophane, da Mindgarden, como álbum do ano, e o baterista Thiago Caurio como melhor instrumentista. A banda de Caurio, Keep Them Blind, também foi eleita a banda revelação.
O ponto alto da noite, entretanto, foi mesmo a homenagem aos Irmãos Bertussi, destaque da música regional, riograndense e nacional. Emocionado, o músico Adelar Bertussi,83 anos, subiu ao palco para receber o troféu enquanto era aplaudido durante vários minutos por toda a plateia, em pé. Ao final da programação, também houve fila para tirar foto com Adelar, que posou também com muitos colegas músicos.
A apresentação foi da jornalista Marisol Santos e do músico Rafael Gubert. O Prêmio da Música da Serra Gaúcha tem financiamento do Financiarte, e recebeu 49 inscrições de toda a região.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Confira os vencedores em todas as categorias:
Álbum música regional: Das Vezes que Pensei Escrito (Fábio Soares)
Álbum rock: Cellophane (Mindgarden)
Álbum pop: Voa (Dr. Hank)
Álbum rap: Eu Assino (JL)
Álbum MPB: Muito Além da Paz (Dan Ferretti)
Álbum instrumental: Magabarat (Magabarat)
Melhor álbum do ano: Cellophane (Mindgarden)
Instrumentista: Thiago Caurio, da Keep Them Blind
Vocalista/intérprete: Beto Vianna
Artista/banda revelação: Keep Them Blind, por All Quiet, All Dead
Produtor musical: Lázaro Nascimento, por Meus Recuerdos, do Grupo Canteriano
Projeto gráfico: Juliano Bonamigo e Rafael de Assis, por Flor Lilás, da Velho Hippie