Submeter seus textos à apreciação de outras pessoas é sempre um passo importante para quem ambiciona ser escritor. E quando essa apreciação ocorre de forma anônima, num concurso literário, o passo é maior ainda, proporcionando uma noção mais exata da qualidade dos escritos. Os poemas, contos, crônica e romance cujos trechos ilustram esta página passaram recentemente por esse crivo, mais precisamente pelo Concurso Anual Literário de Caxias do Sul, no qual foram premiados.
Leticia Wierzchowski fala de novos livros e de oficina em Caxias do Sul
Em sua 50ª edição, o certame recebeu 57 inscrições nas categorias Contos, Crônicas e Poesias, voltadas a textos inéditos, e 22 em Obra Literária – Prêmio Vivita Cartier, voltada a livros já publicados. Alguns dos premiados são estreantes, outros já têm uma parte do caminho trilhado, com publicações em antologias ou mesmo individuais, mas todos garantem: o troféu que será entregue no próximo dia 16, em cerimônia na prefeitura, é tanto um reconhecimento de seu trabalho quanto um incentivo para continuarem escrevendo.
– Esse é o prêmio mais importante para mim, pois tirando premiações de escola, foi o primeiro prêmio que ganhei em 2012, quando "formalizei" a minha profissão, ao publicar meu primeiro livro. É muito bom saber que três nomes de peso julgaram meus escritos e me concederam este prêmio – avalia Pedro Guerra, vencedor em Contos e autor de quatro livros publicados.
Confira as últimas notícias de Cultura e Tendências
Literatura
Confira trechos das obras vencedoras do 50º Concurso Anual Literário de Caxias do Sul
Jurados falam sobre o concurso
Maristela Scheuer Deves
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: