Um projeto do estudante Tiago Cassol Schvarstzhaupt, 32 anos, permite ao público ter, ainda que no mundo virtual, a experiência de ser maestro de uma orquestra sinfônica e entender a participação de cada instrumento. Acadêmico do curso de Tecnologias Digitais da Universidade de Caxias do Sul, Schvarstzhaupt desenvolveu uma instalação batizada de Ciber-Orquestra, na qual o público pode reger 11 diferentes naipes de instrumentos (tímpanos, trompas, trompetes, fagotes, clarinetes, oboés, flautas, baixos, violoncelos, violas, violinos) durante a execução da obra La Clemenza di Tito, de Wolfgang Amadeus Mozart.
Cada alto-falante reproduz apenas um instrumento, cujo controle é feito por meio de um tablet equipado com um software que se comunica via wi-fi com uma estação de áudio. Assim, o “maestro virtual” pode ouvir os instrumentos em separado e definir, em tempo real, o volume de cada um e a velocidade com que a melodia é tocada.
– Sempre gostei de música clássica e vi na pesquisa para o TCC uma oportunidade de unir esse gosto com a interatividade. Penso também que pode ser uma forma de aproximar as pessoas desse estilo musical, que não tem apelo comercial como outros – afirma o aluno, fã de Mozart e Tchaikovsky.
A pesquisa começou a ser desenvolvida em meados do ano passado, quando Schvarstzhaupt iniciou a conceituação teórica do estudo. O aparato tecnológico foi montado há cerca de um mês e até sexta-feira pode ser visitado no terceiro andar do Bloco T da Cidade Universitária, em Caxias do Sul, das 13h30min às 16h30min.
As experiências de quem interagir com a obra serão relatadas no trabalho que será defendido em banca no começo do segundo semestre.
Programe-se
:: O que: instalação Ciber-Orquestra, de Tiago Cassol Schvarstzhauptz
:: Quando: até sexta-feira, das 13h30min às 18h30min
:: Onde: Sala 302 do Bloco T, na Cidade Universitária da UCS, em Caxias do Sul
:: Quanto: entrada franca