Além de todos gauchismos presentes no filme Prova de Coragem, que estreia nesta quinta nos cinemas de Caxias, os espectadores da Serra poderão identificar na telona as belas paisagens do Salto Ventoso, em Farroupilha, onde a equipe gravou durante quatro dias de 2014. O ponto turístico farroupilhense está em destaque em várias sequências do filme, que mostram os protagonistas Hermano (Armando Babaioff) e Adri (Mariana Ximenes) praticando escalada. O esporte, aliás, é elemento significativo no longa, sugerindo os caminhos tortuosos nos quais o próprio casal se coloca.
Confira as últimas notícias de Cultura e Tendências
– A escalada traz alguns ensinamentos: não interessa chegar ao seu cume, o que interessa é a via a ser percorrida. Ao subir as montanhas, você nunca está sozinho; é preciso sempre dois escaladores juntos. A corda era um pouco como o cordão umbilical que unia aquele casal – relaciona Mariana Ximenes, no material de divulgação do filme.
Prova de Coragem tem história baseada no livro Mãos de Cavalo, do escritor radicado em Porto Alegre Daniel Galera; teve a maior parte das cenas filmadas na Capital (o Guaíba emoldura várias sequências) e tem elenco de apoio praticamente composto só por gaúchos. Nos diálogos, é possível escutar termos bem “nossos”, como tchê, véio, tu, baita – além de ter duas músicas dos Engenheiros do Hawaii na trilha. Outra importante contribuição gaúcha é da produtora executiva Mônica Schimiedt (ela faleceu este ano, vítima de um câncer), que trabalhou em produções icônicas como Ilha das Flores e O Quatrilho. Foi ela quem sugeriu ao diretor Roberto Gervitz o Salto Ventoso como locação.
A história narra os desafios vividos pelo casal Hermano e Adri, assim que ela descobre uma gravidez. Juntos há sete anos, os dois parecem viver uma relação individualista e lidam com a própria imaturidade assim que a maior prova de coragem (maternidade/paternidade) se apresenta. Adri se vê às voltas com uma nova exposição e parece não conseguir focar sua personalidade passional em nenhum dos papéis oferecidos a ela: esposa, artista plástica, mãe. Já Hermano está desconectado do que uma família pode representar, além de sentir-se atormentado por uma decisão covarde do passado.
– Hermano é um homem cujo amadurecimento é fruto de uma jornada de autodescoberta. Durante o processo de ensaio e criação, cada dia consegui enxergar um pouco mais desse personagem, certamente um dos mais difíceis que já fiz – comenta Babaioff.
Apesar de Prova de Coragem soar um pouco apressado em alguns momentos – o espectador fica com dúvidas sobre o que move importantes decisões –, é fácil identificar traços do jovem contemporâneo no casal protagonista. Assim como Hermano e Adri, há toda uma geração que quer entrar de cabeça numa escalada, mesmo sem saber exatamente o que esperar do cume da montanha.
Veja o trailer do filme