Em Farroupilha, abril é um dos meses mais esperados do ano, principalmente por quem é ligado em música, teatro, cinema, artes plásticas e afins. É que já virou tradição na cidade participar da programação do Abril Cultural Sesc, que chega à quarta edição este ano. A lista de atividades é extensa e começa nesta quarta, com duas exposições e a apresentação do grupo Vocal sem Batuta. Até o dia 30 de abril serão quase 50 atrações disponíveis em vários pontos da cidade. E o melhor: a maior parte da programação é gratuita.
Leia as últimas notícias de Cultura e Tendências
- A ideia é mesmo levar cultura para toda parte, em praças, escolas, inclusive lugares no interior, que não têm muito acesso - diz Guilherme Chiele, agente de Cultura e Lazer do Sesc Farroupilha e um dos organizadores da programação.
A proximidade com escolas é um dos objetivos deste ano, e são nove apresentações focadas no público estudantil. Outra novidade é um maior espaço para artistas farroupilhenses na programação.
- Teremos muita coisa voltada para a cultura local, festival de dança só com artistas locais, o festival Pelas Bandas Daqui, com bandas da cidade, além de filó e outras atrações - aponta Guilherme.
Entre os artistas valorizados na programação está Pedro Cappellari Bin - porto-alegrense na certidão, mas morador de Farroupilha desde criança. Aos 23 anos, ele é o responsável pela mostra Qual o Limite da Busca?, que abre as portas hoje, na Casa de Cultura de Farroupilha. São 12 obras que expressam um pouco da inquietude criativa do artista. Entre as técnicas usadas por ele estão impressão em tela, textura, tipografia, pintura (a óleo e acrílica), etc.
- É uma coisa do nosso tempo, de continuar procurando, de sair da zona de conforto. Uma vez, vi o Marcelo D2 falando que estava em busca da batida perfeita, mas na verdade não queria encontrá-la. Comigo é assim também, quando acho que sei fazer alguma coisa, parto para outra - comenta o artista, que participou de uma exposição coletiva no Abril Cultural do ano passado, a convite da xilogravurista Marinês Busetti.
Assim como a arte de Bin, o Abril Cultural também estende o olhar local para os horizontes do mundo e oferece, a partir de hoje, a mostra internacional Cartooning for Peace. A iniciativa é capitaneada pelo renomado artista Plantu, desenhista do jornal Le Monde desde os anos 1970. Além de importantes trabalhos assinados por ele, a mostra traz painéis ilustrados por chargistas como Jeff Danzige (Estados Unidos), No-Rio (Japão) e Kichka (Israel), abordando temas urgentes como religião, censura, internet, direito das mulheres, cidadania e cultura.
Entre as demais atrações do Abril Cultural merecem destaque ainda shows como Rock de Galpão e Vera Loca, o stand-up de Carlos Henrique Iotti e o espetáculo inédito Sbornia Kontra Atack, de Hique Gomez e Simone Rasslan (veja programação completa aqui).
Arte
Sesc Farroupilha promove Abril Cultural a partir desta quarta
Programação tem quase 50 atrações diferentes até o fim do mês
Siliane Vieira
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: