Às vezes, é tênue a linha que separa contos e crônicas. Por isso, apesar de a ficha catalográfica classificá-los como crônicas, a escritora Marilia Frosi Galvão prefere se referir aos 37 textos de Fagulhas (Quatrilho Editorial, 100págs., R$ 29,90), seu livro de estreia (que tem lançamento neste sábado em Caxias do Sul), apenas como textos literários. Ou pequenos lampejos, centelhas que remetem a memórias de coisas vividas e inventadas.
- São fagulhas de afetos - sintetiza.
Leia as últimas notícias de Cultura e Tendências
Marilia conta que sempre escreveu e guardou. Professora por formação, lecionou literatura e português por muitos anos. Quando se aposentou, em 2009, decidiu dedicar-se a coisas que lhe davam prazer e para as quais, antes, não tinha tempo. As duas primeiras foram cursar francês, na Aliança Francesa, e começar a participar de oficinas literárias.
- O livro é fruto desses anos de escrita. Alguns surgiram em oficinas com Nivaldo Pereira e José Clemente Pozenato, ou oficinas do Órbita Literária, e outros espontaneamente - conta, acrescentando que uma grande incentivadora foi a amiga e vizinha Maria Helena Balen, escritora falecida em meados de 2014.
No início de 2015, Marilia começou a juntar tudo o que tinha no computador e mostrou a alguns escritores, que a incentivaram a publicar. Outra fagulha acendeu-se, e ela resolveu inscrever uma seleção de suas crônicas-contos no Financiarte, conseguindo o aval para o projeto.
Os textos, organizados em quatro partes (Lampejos de memória, Flanando por aí, Revelações, reflexões e ficções e Receitas com amor e humor), passeiam por memórias afetivas da autora, por artistas por ela admirados - Marcel Proust, Virginia Woolf, Gertrude Stein -, por lugares e por fatos aparentemente banais do cotidiano, que ela veste de poesia. A poeticidade da obra completa-se com uma capa inspirada na tela Noite Estrelada, de Van Gogh.
A sessão de autógrafos de Fagulhas será neste sábado, das 10h às 13h, na livraria Saraiva do shopping Iguatemi Caxias.
Livros
Livro "Fagulhas" será lançado neste sábado, em Caxias do Sul
Marilia Frosi Galvão estreia na literatura com obra pautada em memórias afetivas
Maristela Scheuer Deves
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project