No lançamento do livro Bloom Brasil, Lidewij Edelkoort descreve um colar de possibilidades da cultura brasileira, suas raízes e rizomas, cozinha o futuro. Ela fala de destinação. A holandesa é referência do tema que abre o VI Simpósio Nacional de Moda e Tecnologia, nesta quinta-feira, às 14h, com uma mesa-redonda que traz ao Campus 8 da UCS Philip Fimmano, do escritório Edelkoort em Nova York, e Maria Elise Tedde Cavalheiro, editora chefe Bloom Brasil, de São Paulo. Mediados por Bernardete Venzon, eles conversam sobre o país a partir da ótica da expert mundial em moda.
As inscrições custam R$ 100 e podem ser feitas por meio de formulário no site www.ucs.br/moda-e-tecnologia.
Confira abaixo, em três tópicos, as opiniões de Philip Fimmano, expert em macro tendências mundial, sobre os temas que o trazem para os debates em Caxias:
Sobre potencial do mercado de moda brasileiro:
A nova elipse que é formada entre a América Latina, Brasil, África, Índia, Austrália e Nova Zelândia poderia tornar-se uma nova zona livre de exportação e certamente irá florescer no século 21. Estes hemisférios comerciais se tornarão líderes no seu próprio direito e pode animar e até mesmo surpreender a hegemonia do varejo no norte. Isso coloca a moda brasileira na vanguarda de um movimento de estilo contemporâneo que vai influenciar muitos outros países.
A moda produzindo cultura, sinais, comportamento e estilo:
Tendências têm o poder de refletir o momento em que vivemos; fenômenos socioculturais que traçam os nossos tempos. Os têxteis são bons exemplos disso. Estruturas geométricas têm a capacidade de prever para onde a sociedade está caminhando e o que vai motivar as pessoas no futuro. Quando os tempos são positivos, brilho e brilho são solicitados e obtidos por cetim e lacagem. Quando os tempos são terríveis, as superfícies tendem a ser maçantes e deterioradas, enquanto os materiais destruídos decifram o desastre iminente. Quando a cultura é forte e viva, fibras e fios procurarão fantasia, cor e dimensão; quando o futuro parece promissor, materiais tendem a ser expressionista e tribal. Sempre que a sociedade tem necessidade de narração para dissecar e compreender tempos difíceis, os têxteis serão embelezados por jacquards e adornados com bordados, contando histórias do bem e do mal, como se o tecido fosse um conto de fadas.
Desafios da moda do mundo contemporâneo:
Nós prevemos que a economia de roupa vai assumir o volume de negócios da moda. Neste mês, o debut de Demma Gvasalia na Balenciaga é um bom exemplo de uma casa de moda a admitir que é hora de cair na real e criar peças de vestuário por si só, embora em grandes quantidades! Esta abordagem puramente honesta à confecção de vestuário verá consumidores construir seus guarda-roupas novamente como fizeram há trinta anos.
PROGRAMAÇÃO
Dia 22 - Quinta-feira
13h30min - Abertura
14h - Mesa-Redonda - Bloom Brasil - O País na Ótica de Lidewij Edelkoort - com Philip Fimmano, da Edelkoort Inc. (NY/USA), e Lili Tedde, editora-chefe da Bloom Brasil (SP). Mediadora: Bernardete S. Venzon (UCS)
15h - Mesa-Redonda - Inovação em Produtos e Serviços - com Andreas Mentz, Spirito Santo (RS); Rafael Terra, Fabulosa Ideia (RS); e Martha Yolanda S. Sosa, CIIND (México). Mediador: Giancarlo Dal Bó (UCS)
17h - Mesa-Redonda - Gestão de Negócios e Inovação - com Marcia Costa, Drops de Menta; e Pedro Horn Sehbe, Lojas Magnabosco. Mediador: Sergio Lopes (UCS)
18h - Palestra - Marca e Identidade - com Gustavo Belloc, Quiksilver (SP). Mediador: Misael Paulo Montaña (UCS)
19h30min - Conferência - 10 Razões para a Anti-Moda de Lidewij Edelkoort - com Philip Fimmano, da Edelkoort Inc. (NY, USA). Mediadora: Ana Mery Sehbe De Carli (UCS)
Dia 23 - Sexta-feira
14h - Mesa-Redonda - Pesquisa, Qualificação e Educação em Moda - com Suzana Barreto Martin (UEL); Tatiana Laschuk (UniRitter); e Martha Yolanda S. Sosa, (CIIND/México). Mediadora: Mercedes Lusa Manfredini (UCS)
15h30min - Mesa-Redonda - Moda e Criação - com Carlos Bacchi Filho, designer e atelier, e Helen Rödel, artesã e designer. Mediadora: Gilda Eluiza de Ross (UCS)
16h30min - Lançamento de livros - Moda uma Metáfora - de Adriana Ferreira Conte (UCS) eCorselet, interpretação da forma e da construção, de Ana Laura Marchi Berg
17h30min - Mesa-Redonda - Inovação e Desenvolvimento Sustentável - com Mayra Montel, Rhodia Solvay; José Carlos Trujillo, Têxtil Milagre; e Suzana Barreto Martin, UEL. Mediador: Diego Piazza (UCS)
19h30min - Conferência - Macro Tendências e Gestão de Equipes Criativas - com Edson Matsuo, Grendene. Mediadora: Adriana Ferreira Conte (UCS).