A partir desta segunda-feira, a Academia Caxiense de Letras (ACL) leva para a praça Dante Alighieri a programação da Semana do Escritor. Integrando as atrações da Feira do Livro, estão previstos quatro encontros entre autores da região e leitores.
Leia as últimas notícias de Cultura e Tendências
Além de promover o nobre encontro de quem escreve com quem lê, os bate-papos pretendem ainda lembrar de livros lançados pelo Concurso Anual Literário da Biblioteca Pública entre os anos de 1982 e 2012. Esses trabalhos foram publicados após vencerem a categoria Obra Literária, que sofreu alterações a partir de 2013. Conforme Marcos Fernando Kirst, a categoria premiou 18 escritores da região messes 30 anos. Desses, 13 participam dos encontros que vão ocorrer desta segunda até sexta.
- Uma questão que me preocupa pessoalmente é a manutenção da memória. Achamos importante fazer esse remembering, em forma de celebração - explica Kirst, que coordenador da Comissão da Semana do Escritor da ACL.
Mais conhecido pelo romance O Quatrilho, José Clemente Pozenato estará na feira nesta segunda falando sobre outro livro: O Caso do Martelo (1985).
- Foi o primeiro livro a chamar atenção do grande público, do Brasil inteiro aliás, já que a história foi adaptada para a televisão. Isso, inclusive, facilitou que O Quatrilho virasse filme também. Eu já havia entrado no circuito (risos) - conta o escritor.
Os encontros da Semana do Escritor ocorrem de segunda a sexta (exceto quinta), sempre das 19h às 20h30min. A entrada é franca.
Veja a baixo a lista completa de autores que participam:
Dia 5/10: José Clemente Pozenato, Tadiane Tronca e Delfino Baldasso
Dia 6/10: Dolores Maggioni, Ana Cardoso e Jayme Paviani
Dia 7/10: João Cláudio Arendt, Giancarlo Dal Bó e Heloisa Coin Bacichette
Dia 9/10: Ângela Broilo, Vanderlei Francisco da Silva, Nivaldo Pereira e Marcos Fernando Kirst