A secretária municipal de Cultura de Caxias do Sul, Rubia Frizzo, confirma que a próxima Feira do Livro, no ano que vem, será na Estação Férrea. Esta, portanto, é a semana de despedida da Feira da Praça Dante Alighieri. Contrários à mudança, os livreiros prometem um abraço à Feira às 17h de domingo.
- Essa é a última na Praça como uma definição de governo, uma decisão de muitas secretarias. Quem foi à Feira notou várias poças dágua, presença de fiação elétrica, não tem mais condições. Para as bancas é mais fácil - avalia.
Opine: você prefere a Feira do Livro na Praça Dante ou na Estação Férrea? Por quê?
O presidente da Associação dos Livreiros Caxienses (Alca), Cristiano Bartz Gomes, lembra que o grupo mobilizou-se desde o primeiro anúncio e reclama da falta de disposição da prefeitura para aprofundar o debate.
- Estamos convictos que tirar a Feira da Praça vai esvaziá-la de público e significado. Os argumentos que nos foram apresentados são contraditórios. O abraço é uma forma de as pessoas poderem se manifestar de forma mais contundente - diz.
Rubia cita a Biblioteca Parque, com capacidade para 400 pessoas e possibilidade de projeção na parede, como exemplo de estrutura que poderá abrigar atividades infantis, sessões de autógrafos e bate-papos.
Sobre o descontentamento dos livreiros caxienses, a secretária minimiza, dizendo que não são todos os descontentes. Diz, ainda, que espera a adesão de todos à nova proposta.
- Não quero falar em nome do prefeito, mas quero crer que ele vai deixar os livreiros livres para ir ou não (à Estação). Quem banca a Feira é a prefeitura, em parceria com os livreiros e a população. Mas o orçamento é 100% da prefeitura, inclusive as leis de incentivo são municipais. Quem ama os livros vai aonde eles estiverem - afirma.
Gomes tem outro posicionamento. Para ele, a função de uma Feira do Livro é levar o livro ao leitor e, na Praça, esse acesso é facilitado. Caso mude de endereço, percebe que será necessário fazer um esforço maior:
- Teremos que levar o leitor ao livro e isso é o que fazemos o ano todo, tentando levar as pessoas à livraria.
De mudança
Prefeitura já projeta Feira do Livro de 2016 na Estação Férrea de Caxias
Secretária afirma que é uma decisão de governo; livreiros são contra
GZH faz parte do The Trust Project