Estudos, que abre nesta quinta-feira à noite, na Galeria de Artes do Campus 8, é uma dupla exposição. Ela reúne uma série de esboços realizados pela artista plástica Beatriz Balen Susin, na preparação de uma mostra comemorativa em 2016, ao mesmo tempo que desnuda e revela percurso criativo da criadora, sem formalidades.
É a primeira vez em 50 anos de carreira, completados no ano que vem, que Bea mostra o processo que percorre até encontrar um caminho a seguir.
Para ela, que costuma anotar ideias e escrever sobre elas, o aprofundamento é levado a sério e tido como fundamental para garantir a honestidade do trabalho.
A ideia da transparência sobre o fazer artístico surgiu de uma conversa com a curadora Silvana Boone, que considerou interessante mostrar aos alunos de Artes, bem como ao público, o quanto os estudos, as tentativas e as incertezas em relação aos conceitos são importantes para chegar a um resultado significativo e de qualidade estética e técnica.
- Os exercícios gráfico-plásticos que antecedem a obra final, geralmente ocupam gavetas e dezenas de páginas de cadernos de desenho e normalmente não aparecem - explica Silvana.
Desta vez, os visitantes terão a oportunidade de conhecer 18 croquis em papelão, resultantes de um processo começado há seis meses e sem previsão de término.
- Saio em busca da forma, figura, cor, da maneira como trabalho. É como se fosse uma caligrafia. Cada um tem a sua e a minha tem que se tornar reconhecível - diz ela, que trata da figura humana como elemento principal nesta mostra. - A notícia ruim é que esse é apenas um degrau, ainda tenho que subir toda a escada - relata Bea, rindo.
Silvana considera os estudos de Bea tão intensos e expressivos que "dificilmente ficarão reduzidos a simples estudos":
- Cada exercício tem uma força específica, seja no traço, na cor, na pincelada ou na mescla de técnicas que valorizam ainda mais aquilo que julgamos, de dentro e de fora do processo, como estudos.
Esse investigação minuciosa vai ao encontro à personalidade da artista, autointitulada inquieta e ávida por descobrir novos caminhos.
- Com os anos, a gente vai ficando mais responsável por aquilo que fez até então. As exposições são todas autobiográficas, ninguém foge de si - confessa, destacando a importância da continuidade. - A inspiração jamais vem, é preciso trabalhar sempre - completa.
PROGRAME-SE
:: O que: exposição Estudos, de Beatriz Balen Susin
:: Quando: abertura quinta, às 19h30min. Visitação até 30 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h30min
:: Onde: Galeria de Arte do Centro de Artes e Arquitetura - Campus 8 da UCS (Av. Frederico Segala, 3.099 - bairro Samuara)
:: Quanto: entrada gratuita
Artes plásticas
Beatriz Balen Susin abre exposição "Estudos" quinta, em Caxias
Prestes a completar 50 anos de carreira, artista mostra o processo de criação
Tríssia Ordovás Sartori
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project