A Sala de Cinema Ulysses Geremia (Rua Luiz Antunes, 312) apresenta, a partir desta segunda, a mostra Sombras que Assombram: Expressionismo Alemão. São nove clássicos da escola cinematográfica que prioriza o jogo de luzes e sombra em cenários esquizofrênicos habitados por personagens um tanto perturbados.
A mostra, que tem parceria com o Sesc, traz exibições de segunda a sexta, sempre às 19h30min. No sábado e no domingo tem sessões às 18h e às 20h. Tudo com entrada franca. Para completar a programação, na manhã do sábado e do domingo, o jornalista e historiador Carlos Primati ministrará o curso Expressionismo Alemão: Uma Sinfonia de Luzes e Sombra, no Centro de Cultura Ordovás (inscrições pelo cinemacineum.blogspot.com.br, com investimento total de R$ 50).
Veja a porgramação completa da mostra
Segunda: O Gabinete do Dr. Caligari (1920), de Robert Wiene.
Sinopse: No gabinete do Doutor Caligari, Francis e Alan conhecem Cesare, um homem sonâmbulo que diz a Alan que ele morrerá. A previsão dá certo, o que faz com que Francis comece a espionar o sonâmbulo
Terça: As Mãos de Orlac (1924), de Robert Wiene.
Sinopse: Orlac tem as mãos de um assassino recentemente executado implantadas. Quando descobre o verdadeiro dono, ele acredita ter também a predisposição para assassinar
Quarta: O Golem (1920), de Paul Wegener.
Sinopse: Para defender uma pequena vila de judeus, o velho cientista Rabbi Lowe se volta aos antigos recursos alquimistas para criar o Golem, um ser de cera de enorme porte
Quinta: O Gabinete das Figuras de Cera (1924), de Paul Leni.
Sinopse: Um jovem poeta é contratado por um museu de cera para escrever as biografias de três grandes criminosos
Sexta: O Homem que Ri (1928), de Paul Leni
Sinopse: Baseado no romance de Victor Hugo, mostra a história do herdeiro desfigurado num perpétuo riso forçado
Sábado: Fausto (1926, às 18h), de F. W. Murnau
Sinopse: Baseado na peça de Goethe, Fausto é um velho alquimista que evoca um demônio e pede para ser eternamente jovem
Nosferatu (1922), às 20h), de F. W. Murnau
Sinopse: Agente imobiliário tem contato com o excêntrico conde Graf Orlock, que na verdade é um milenar vampiro
Domingo: A Última Gargalhada (1924, às 18h), de F. W. Murnau
Sinopse: O novo gerente de um hotel decide que o atual porteiro é velho demais para o cargo, provocando um efeito desastroso na autoestima do funcionário
Metrópolis (1927, às 20h), de Fritz Lang
Sinopse: O mundo está sob o comando dos poderosos, que isolaram os mais pobres no subsolo como se fossem seus escravos. Eles são obrigados a trabalhar sem parar para que a cidade não pare
Sombras
Veja a programação completa da mostra de expressionismo alemão, em Caxias
Filmes serão exibidos até domingo, com entrada franca
GZH faz parte do The Trust Project