Uma história real, ouvida de um amigo, foi o ponto de partida para o escritor Fernando Bins, 24 anos, escrever seu segundo livro, Os Olhos do Condenado (Quatrilho Editorial, 334 páginas, R$ 29,90), que será lançado sábado em Caxias do Sul.
Na trama, Felipe, um estudante de Letras, é preso acusado do assassinato de uma criança. Injustamente condenado, ele passa por um processo de transformação e de decadência, deixando para trás o jovem despreocupado amante do vinho e da poesia.
- Quis mostrar que o meio também influencia o sujeito, ninguém meramente nasce bom ou mau - resume o autor, também estudante de Psicologia.
E se uma condenação injusta da vida real deu a ideia inicial para o enredo, foi outro condenado da ficção que inspirou o apelido que o personagem principal adota quando está na prisão: Valjean, de Os Miseráveis, de Victor Hugo.
Para interagir com os leitores, Bins solicitou que lhe enviassem fotos com um olho tampado, remetendo à imagem da capa do livro. Para sua surpresa, recebeu 320 fotos, que acabaram indo parar na arte do livro, abrindo cada capítulo.
O lançamento de Os Olhos do Condenado, contemplado pelo Financiarte, será sábado, das 14h às 18h, no Zarabatana Café, no Centro de Cultura Ordovás (Rua Luiz Antunes, 312), em Caxias. No lançamento, alunos da rede pública pagam R$ 19,90 pela obra.
Literatura
Fernando Bins lança seu segundo livro neste sábado, em Caxias do Sul
'Os Olhos do Condenado' traz história de homem preso injustamente
GZH faz parte do The Trust Project