A abertura da temporada 2015 será de novidades para a Orquestra de Sopros de Caxias. A trupe de 54 instrumentistas comandada pelo maestro Gilberto Salvagni apresenta, neste domingo, duas peças inéditas em concerto no Teatro Pedro Parenti (Dr. Montaury, 1.333), às 20h. O próprio maestro é autor de uma delas, a outra foi composta pelo músico porto-alegrense Renato Dall Ago.
- Temos esse norte de estarmos abertos para composições novas. Para o público também é interessante saber que aqui também se faz música para ouvir sentado. O pessoal costuma achar que os concertos só apresentam peças antigas - comenta Salvagni.
Apesar desse interesse pelas novas composições, o maestro revela certos pontos que dificultam repertórios inéditos nos concertos para bandas sinfônicas _ modelo no qual a Orquestra Municipal de Sopros se encaixa por não ter instrumentos de cordas, como violinos, por exemplo). Um deles é a própria limitação de obras disponíveis para serem executadas por bandas sinfônicas.
- As orquestras sinfônicas (caso da Osucs, por exemplo) estão de barriga cheia quanto a repertório, são 450, quase 500 anos de composição. Enquanto que as bandas sinfônicas ainda estão com fome, com cento e poucos anos de idade. Além disso, um programa novo para bandas sinfônicas geralmente requer a compra de partituras novas, por outro lado grande parte das peças para orquestras sinfônicas já são de domínio público - explica.
O concerto deste domingo tem entrada mediante a doação de um quilo de alimento não perecível ou de um quilo de ração para cães e gatos.
Hora de voltar à ativa
Orquestra de Sopros mostra peças inéditas neste domingo, em Caxias
Formação faz concerto no Teatro Pedro Parenti
GZH faz parte do The Trust Project